Saturday, November 28, 2020

Black Beauty

 Numa altura em que a guerra entre streamings me parece cada vez maior fica a ideia que principalmente a Apple e a Disnet + ainda nao perceberam o potencial que principalmente os filmes nesta fase de confinamento pode ter como arma de sustentação dos seus conteudos. Neste inverno suerge um dos poucos filmes originais da disney + que insistem na ligação entre animais e pessoas, mesmo que criticamente estas nao tenham propriamente conseguido grande dimensao, e acima de tudo nos parece que não tem sido neste ponto que a Disney + tem ganho espetadores.

Este e mais um filme tipico Disney de ligaçao profunda e emotiva entre uma personagem triste e um animal que acabam por se apoiar mutuamente. Depois o tipico neste filme dramatico famiiar de acompanhar os caminhos que se juntam e separam sempre tendo em vista a emoçao facil e nem sempre algo de particularmente diferenciado.

O filme pela sua simplicidade e por transmitir sempre a ideia que sabemos como tudo vai acabar vai se conseguindo ver com momentos bonitos, com uma boa interaçao emocional entre a personagem humana e o animal, mas depois e rudimentar nos complementos como nos esteriotipos exagerados dos secundarios ou a forma quase passageira com que aborda a restante vida separada das protagonistas.

Ou seja mais do que qualquer coisa uma assinatura no livro de ponto da disney no sentido em que assume fazer mais um filme para alimentar a aplicaçao mas nao lhe da qualquer tipo de caracteristica propria que o leva a ser um produto ancora. E daqueles tipicos filmes familiares que vimos, que nao e dificil de ver mas que na sua essencia nada de diferente tras.

A historia fala de uma jovem orfão que vai viver com o tio e acaba por se ligar a um mustang selvagem que aos poucos vai domesticar e criar uma empatia entre ambas que vai com o tempo se tornar numa ligação para a vida mesmo com diversas contrariedades.

No argumento muita preocupaçao no lado emotivo e pouco mais, no resto demasiado previsivel do primeiro ao ultimo momento, muito esteriotipo nos secundarios, pouco humor, num filme claramente pensado para a lagrima facil.

Na realizaçao Ashley Avis e uma desconhecida que da o lado emotivo na realizaçao pela forma como destaca os momentos entre a personagem humana e animal, nao sei se este filme vai impulsionar uma carreira ou tornar-se-a numa tarefeira menor da disney

No cast temos novamente a jovem Mackenzie Foy a protagonizar um filme da disney depois da primeira colaboraçao ter sido um desastre. A actriz tem o lado sensivel que o filme pede mas a sua personagem basicamente nao existe. Winslet da alguma dimensao ao filme como voz do animal, e Glen traz o lado mais proximo do espetador depois do sucesso da sua personagem em guerra dos tronos.


O melhor - A emoçao facil que resulta


O pior - A total previsbilidade


Avaliação - C


No comments: