Monday, October 05, 2020

Misbehaviour

 Numa altura em que o cinema internacional esta particularmente bloqueado alguns projetos mais pequenos e alguns europeus tem visto a luz do dia. Um desses e este filme sobre a emancipação dos direitos das mulheres contra os moldes em que se faziam os concursos de miss, num filme que retrata um acontecimento concreto. Em termos criticos as avaliações ate foram positivas mas insuficientes para levar o filme para uma dose de mediatismo que neste contexto redutor o torna-se significativo.

Sobre o filme podemos dizer que a historia e mais que isso a ideologia e bem atual, mesmo que o filme retrate um episodio de 1970 num tema que ainda hoje e discutido e nisso o filme consegue escolher alguns temas com o valor politico que o filme quer ter e isso torna-o revelante.

O problema do filme passa pela concretizaçao da ideologia. Se existem poucos acontecimentos que reunam ao mesmo tempo os direitos das mulheres e a segregação racial, este concurso acabou por ser algo de ambas. Fica a ideia que o filme poderia e deveria articular melhor os seus dois pontos base da sua historia e acaba por os individualizar em demasia e isso tornar o filme algo solto na unicao destes dois pontos.

Por tudo isto sendo um filme razoavel esta longe de ser brilhante ou mesmo interessante. O ritmo baixo, a forma como tenta colocar e descentrar um filme do seu contexto culturar pode parecer algo exagerado naquilo que o filme quer ser, fica a agenda politica e pouco mais.

A historia fala de um grupo de mulheres que se reune para mostar indignação sobre a forma como as mulheres eram tratadas em concursos de miss. Mais conta a forma como pela primeira vez uma não branca ambicionava em se tornar a miss mundo e como todo o contexto foi criado nesse concurso.

Em termos de argumento tudo o que aconteceu em 1970 no concurso de miss universo foi paradigmatico das lutas travadas e que continuam e o filme nisso e competente na escolha do acontecimento. Na forma como o torna no filme brilhante vai uma grande distancia pois fica a ideia que nunca o consegue.

Na realizaçao deste filme temos LOwthorpe uma autentica desconhecida que nem sempre na contextualizaçao temporal e brilhante. Fica a ideia que o filme tinha espaço para muito mais em termos da conjugaçao da realidade com o filme.

No cast temos um conjunto de atrizes conhecidas em papeis simples, que ficam ultrapassadas pela ideia do filme. Destaque para um Kennear disfarçado de Bob Hope mas a sua personagem acaba por ser muito limitada.


O melhor - A agenda politica do filme.


O pior - Fica a ideia que o filme ao querer abraçar dois temas tao fortes acaba por nao ser efetivo em nenhum


Avaliação - C



No comments: