Thursday, June 25, 2020

Artemis Fowl

Com uma pos produção longuissima e diversos atrasos esta nova aposta para o verão de 2020 da Disney acabou por ver as suas ambições na sala serem totalmente danificadas pela pandemia o que conduziu a mais uma alteração na estrategia que passou pelo seu lançamento direto na plataforma Disney +. Mas existe males que vêm por bem pensara agora a Disney ja que este irreverente projeto rapidamente se tornou num floop em todas as dimensões, já que quase pouco foi tido em conta da aplicação e pior que isso tornou-se rapidamente num dos filmes pior recebidos por parte da Disney demonstrando que numa estreia vulgar as coisas podiam ser dantescas.
Sobre o filme tem-se constatado nos ultimos anos uma dificuldade muito clara da Disney em tornar as suas historias principalmente com realidades paralelas e seres mitologicos minimamente convincentes tendo ao longo dos ultimos anos perdido muitas das suas apostas, sendo esta de todas aquele que acaba por me parecer pior de todas. E porque esta analise porque é um filme que falha em quase todas as suas dimensoes de analise mesmo as tecnicas.
Em termos de historia um conceito básico, já utilizado numero sem conta, com personagens pouco ou nada trabalhadas, num filme com uma duração curta. Nao temos qualquer preocupaçao em criar suspense, em criar uma narrativa articulada ou caracterizar os mundos, rapidamente percebemos que o filme quer utilizar uma personagem de uma forma mais misteriosa e pouco mais e rapidamente percebemos que vamos apenas perder tempo.
Outro dos grandes problemas quase inultrapassavel numa produçao de grande custo e a forma muito pobre com que a personagem juvenil central é criada. Artemis nao tem graça, nao tem carisma, na realidade não tem nada para além de um particular mordomo, e nada mais e o filme sofre e muito com esta construção, para além de que em termos de construçao de vilões o filme acaba por ser constrangedor
Por tudo isto e principalmente porque a nivel tecnico o filme está longe de deslumbrar ou mesmo de ter algum sublinhado revelante, e facil concluir que este é dos filmes vazios que me recordo ser lanaçado por uma grande produtora, talvez a disney tenha prespetivado isso à muito tempo e dai os sucessivos atrasos.
A historia fala de um jovem filho de um contador de historias que apos o desaparecimento do seu pai percebe que as historias que o seu pai lhe contava sobre fadas são verdade entrando numa guerra entre mundos pela sobrevivencia e acima de tudo tentando recuperar o seu pai.
O argumento do filme é o claro vazio e o filme sofre principalmente a falta de personagens, o desenvolvimento narrativo do filme é muito limitado e ficamos sempre com a sensação que a hora e meio do filme acaba por ser demais para aquilo que o filme consegue ser.
Em termos de realização Branagh e um realizador experiente que nos ultimos tempos tem tido algumas dificuldades em assinar uma obra de referência contrapondo projetos mais pessoais com tarefas de grandes distribuidores cujo resultado está longe de ser brilhante. Fica a ideia de que como realizador o nome tem sido maior que o trabalho.
No cast a escolha de atores jovens quase desconhecidos não foi propriamente feliz porque fica a ideia de alguma falta de carisma principalmente do protagonista que dá nome ao filme. Em termos de secundários Farrel ainda consegue ter a personagem com algum conteúdo mas fica a ideia que Judy Dench esta numa fase pessima da sua carreira nem que seja na escolha dos filmes.

O melhor - A curta duração

O pior - A forma como o filme não consegue nunca funcionar

Avaliação - D

No comments: