Monday, November 27, 2017

Home Again

Hollywood é mais que tudo um jogo de conhecimentos. Dai que nao seja de todo estranho que por vezes generos passem de pais para filhos e que algumas familias tenham diversas pessoas ligadas a esta arte. Este ano e sob a produçao da mãe, foi a vez da filha de Nancy Meyers estrear-se na realização. Os resultados tiveram a todos os niveis longe daquilo que a mãe nos habituou. Comercialmente o filme foi um rotundo fiasco, principalmente se tivermos em conta que se trata de uma comedia de grande estudio e criticamente as avaliaçoes tendencialmente negativos nao foram a alvanca que o filme necessitava.
Sobre o filme eu acho sempre alguma graça quando hollywood entra dentro de si proprio, mesmo que seja ao de leve, e sem grande caracter descritivo como acaba por ser este caso. COntudo neste filme é apenas isto que resulta de interesse, e mesmo aqui temos os primeiros cinco minutos de descriçao da vida do progenitor do protagonsita de qualidade, já que no restante é uma comedia onde as cenas não tem sentido juntas, dando uma trapalhada, que nunca é engraçado e nunca tem intensidade para funcionar muito menos como comedia romantica.
O filme é um conjunto de opções narrativas estranhas e onde na realidade para alem de algum bom tempo entre as personagens nada de substancial acontece. Temos o insolito de tres jovens irem viver com uma mae solteira, mas tirando os diferentes interesses amorosos, o filme acaba por não ter nada de novo ou de funcional que o diferencie. Pior que tudo acaba por englobar personagens que nada oferecem ao filme, e cujas linhagens narrativas acabam por surgir no filme sem qualquer tipo de sentido.
Talvez por isso seja uma daquelas comedias romanticas que na essencia nada tras de novo, com uma falta gritante quer de humor quer de graça natural que acaba por ser para o espetador um despredicio de tempo assinalavel. NUma altura em que cada vez mais é dificil lançar filmes em wide ainda e surpreendente que filmes tao cheios de nada como este consigam este feito.
A historia fala de uma mae acabada de divorciar inserida no mundo de hollywood que alberga em casa tres aspirantes no mundo do cinema, que lhe vai fazer pensar sobre o atual sentido da sua vida.
Em termos de argumento parece obvio que o filme quer teorizar sobre a crise dos quarenta no feminino, mas primeiro é tudo demasiado ligeiro, e depois nunca consegue ter graça para a historia funcionar naquela toada e isso e um erro de palmatoria.
Na realizaçao temos a claridade e a simplicidade de processoe em comedias que Nancy Meyers parece ter dado à filha. COntudo parece ser obvio que falta um toque pessoal que individualize o que vimos.
No cast. Witherspoon funciona bem da forma espontanea neste tipo de comedias, e neste filme encaixa bem numa personagem que tem os seus tiques e que parece reduzida demais a isso. No naipe de secundarios nos mais novos nenhum com carisma para se sublinhar.

O melhor - Os primeiros cinco minutos sobre a vida de alguem no cinema´

O pior - O filme nunca conseguir ser emotivo ou engraçado

Avaliação - D+

No comments: