Wednesday, November 22, 2017

American Assassin

Os filmes de acção simples, de intriga militar ou mesmo envolvendo espiões são já uma tradição no mundo do cinema, tendo dado à luz alguns dos maiores sucessos de sempre do cinema. Este ano este filme tentou dar origem a um novo heroi, que por sede de vingança tenta por fim ao terrorismo. Os resultados criticos do filme estiveram longe de ser brilhantes com avaliações essencialmente medianas, com ligeira tendencia negativa. Comercialmente para um filme com algumas expetativas e com boa distribuição o resultado foi em tudo escasso o que faz com que ao contrario de muitos outros filmes este possivelmente não terá sequela.
Sobre o filme, devido ao facto de existirem diversos filmes do genero, com espionagem e agentes secretos, ja nada existe quase para inventar no genero, principalmente se adotarem uma abordagem tradicional como é este caso. Dai que este filme seja em toda a linha mais do mesmo, ficando dependente de pequenos promenores que neste caso acabam tambem por nao potenciar o filme para altos voos.
E esses promenores começa no carisma ou o bom desenvolvimento da figura central. Aqui parece-me que nao só a personagem é claramente mal trabalhada, ja que apenas sabemos o que o move, desconhecendo de onde veio e para onde vai, mas também a escolha do protagonista em si não permite que esta seja trabalhada para niveis mais elevados. Mas o problema nao fica so no protagonista central, mas tambem no antagonista. Aqui o filme desaproveita em toda a linha o que poderia ser o lado mais interessante do filme, num vilão pouco interessante e que inclusivamente desaparece do climax central.
Por tudo isto, e mesmo sublinhando que o cru de algumas situaçoes de violencia são interessantes e ficam bem naquilo que o filme nos dá, parece-nos que o filme tem muita dificuldade em nos trazer algo de inovador em qualquer linha. Para alem deste facto parece obviamente que o cast quer em termos de qualidade mas também em termos de carisma fica muito aquem do que um filme de açao deveria ter.
A historia fala de um jovem que ve a sua noiva ser morta num atentado em Ibiza, e acaba por treinar com o unico objetivo de se vingar do grupo que organizou o atentado. Aqui acaba por ser intercetado pelo CIA que pede para o mesmo trabalhar para eles como assassino profissional.
Em termos de argumento o filme tem muitas dificuldades desde logo na construçao das personagens mais centrais, muito pobres na sua caracterizaçao, mas tambem tem dificuldades em dar à intriga qualquer elemento diferenciador, ou suspense, e quando assim é, normalmente estes filmes tem alguma dificuldade em se fazer vincar.
Cuesta e um realizador que vem da televisao com algum sucesso e tenta aqui imperar no cinema. O seu filme anterior tinha conseguido algum reconhecimento critico, mas aqui tras-nos um trabalho simplista de mais um tarefeiro de hollwood carreira que nao me parece ser o objetivo do Nova Iorquino.
No que diz respeito ao cast, parece-me obvio que O'Brien esta mais talhado para heroi juvenil do que para heroi adulto. Aqui pedia-se mais fibra, mais carisma. E certo que o filme sofre pela personagem ser mal desenvolvida mas a prestação do actor tambem nao fez crescer a personagem. No restante alguns bons momentos isolados de um Keaton em claro bom momento de forma.

O melhor - A violencia grafica que por vezes o filme tem

O pior - A forma como o protagonista enquanto personagem e interprete nao faz crescer o filme

Avaliação - C-

No comments: