Sunday, June 05, 2016

The Nice Guys

Shane Black pese embora não seja um realizador ou argumentista muito ativo e um dos autores que consegue dar aos seus filmes um toque uma assinatura completa na mistura de entertenimento, acção e comedia muito actual. Dai que por isso os seus filmes sejam acontecimentos obvios para um cinema em crise de identidade principalmente no que diz respeito a comedias inteligentes. Este ano surge mais um titulo original, sobre duplas igual a tantos outros filmes que escreveu, o resultado voltou a ser um sucesso critico, algo que normalmente o realizador consegue com alguma facilidade e mesmo comercial, tendo em conta a alta competiçao dos meses de verao os resultados foram interessantes.
Sobre o filme um dos melhores elogios que o filme pode receber e claramente o facto de ser um bom exemplo do que e um filme de Shane Black, os seus argumentos naturais estao todos presentes no filme, a acção, a intriga policia, a dupla de personalidades completamente diferente, a irreverencia e um humor totalmente diferente que diferencia este filme de tudo o que e feito de semelhante e paralelo em hollywood. Por isso mesmo e um filme que facilmente se gosta, e daquele tipo de filmes que funciona nos seus elementos, muitas vezes pensamos que o que esta acontecer não tem sentido nenhum, e absurdo mas e isso que nos faz rir e nisso Black e meste.
Existe diversos pontos que o filme necessita para funcionar, uma boa quimica entre protagonistas, funciona, actores que se aproximem do publico, tambem funciona, o humor ser ao mesmo tempo diferente e actual, e acima de tudo uma historia de base que nos prenda com suspense e acçao, aqui pensamos que o filme poderia ser mais surpeendente mais trabalhado, principalmente porque se cola a muitos dos outros filmes do realizador, principalmente Kiss Kiss Bang Bang, e quem gosta e tem na retina esse filmes rapidamente sente-se perante um deja vu que nem sempre e o melhor para um filme novo.
Mesmo assim e principalmente quando as dificuldades de comedias simples sem muita dose fisica têm em fazer rir o espetador Black continua a demonstrar como se faz, como se consegue fazer um filme para grande publico com um humor inteligente, sem grandes malabarismos ou sexualidade, e e no humor que o filme tem o seu trunfo o que o diferencia de tudo o resto e principalmente a sua assinatura de autor.
A historia fala de dois especies de detetivas privados que se juntam no sentido de localizar a filha de uma procuradora extranhamente relacionada com a industria de pornografia que ve uma das suas maiores estrelas ser brutalmente assassinada.
EM termos de argumento podemos dizer que a historia e narrativa central poderia ser mais original, mas em termos de personagens, dialogos e humor e do melhor que se fez este ano em hollywood. Dizemos mesmo que e nas especificidades do argumento que potencia todos os outros elementos que fucionam no filme.
Shane Black e na minha opiniao melhor argumentista que realizador, mas os seus argumentos sao tao fortes que não necessita de grandes truques para fazer o filme funcionar, aqui tem alguns principalmente na boa contextualizaçao de epoca. Na captaçao de imagens simplicidade e fazer o argumento funcionar.
No cast Black nada arriscou, orfão de Downey Jr acabou por descobrir um actor com caracteristicas semelhantes como Gosling, que ainda nos da mostras de capacidade de ser um comico visual, algo que poucos esperariam. Ao seu lado um Crowe descontraido como dificilmente o vimos na sua carreira. Ambos num ponto de amadorecimento que os faz funcionar em qualquer registo

O melhor – O Humor

O pior – Demasiado colado a Kiss Kiss Bang Bang


Avaliação - B

No comments: