Tuesday, June 14, 2016

Puerto Ricans in Paris

As comedias policiais, muito na moda nas decadas de 80 e 90 têm desaparecido principalmente das principais produções norte americanas, sobrando apenas um ou outro registo claramente serie B, e cujo o enfoque acaba por ser bem menos na forma como o desenvolvimento policial ocorre mas sim noutros apontamentos neste caso a cultura porto riquenha no luxo de Paris. Os objetivos do filme eram escassos pelo que os resultados não seriam fáceis de obter, criticamente uma mediania que não serve de impulso ao filme e comercialmente quero pensar que apenas os porto riquenhos se interessaram verdadeiramente no filme.
SObre o filme, uma das razões pela qual as comedias policiais entraram em desuso foi a forma como um humor demasiado físico e que não se conseguiu atualizar no tempo prevalecia neste tipo de filmes. Pois bem, mesmo com um interregno de diversos anos, observamos que os filmes que vão sendo feitos com este tema continuam a cair nos mesmos erros de então. Ou seja temos aqui um filme que tem como grande objetivo a comedia e raramente conseguimos achar engraçada qualquer situação criada nesse sentido no próprio filme.
Por este mesmo facto apenas de registar nos primeiros momentos do filme a forma como dão a ideia de um povo que luta pelo trabalho não deixando a familia de lado, de resto pouco ou nada a registar num dos filmes  mais curtos que tenho memoria de ver, que nunca consegue também criar uma dinamica policial de suspense que prenda o espetador, ou que o consiga surpreender em qualquer momento.
O unico beneficio do filme é que é inofensivo, tem uns objetivos curtos, nao inova e assim tenta agradar os mais saudosistas e aqueles que esperam filme diretos ao ponto, parece-me que isso acaba por ser curto numa industria com tanto investimento e que tem que dar lugar a projetos novos, nao repetiçao do que se fazia há trinta anos atrás
A historia fala de dois policias americanos, mas de ascendencia porto riquenha que sao contradados para se deslocar a Paris e se inflitrarem de forma a encontrarem um objeto perdido e de extrema importancia.
O argumento e simples, sem grandes personagens e dialogos, com uma linha narrativa direta o filme perde por falhar nos apontamentos comicos, algo que é muito importante num filme como este. Mesmo assim é um filme que não busca grandes floreados.
Na realização Edelman é um desconhecido em termos de cinema americano, e neste filme não passara a ter grandes novos atributos, a realização e simples sem grandes meios, sem grandes riscos, mas numa comedia nunca é neste parametro que o filme funciona ou não.
No cast observarmos Guzman e Garcia nestes papeis parece obvio já que se tratam de figuras secundarias no cinema atual, observar Dawson já me espanta mais num filme tão pequeno e ainda por cima numa personagem quase cameo, que apenas se percebe pela ascendencia porto riquenha da actriz.

O melhor - A duração curta

O pior - Funcionar pouco em termos de humor

Avaliação - D+

No comments: