Sunday, March 06, 2016

Triple 9

John Hillcoat é talvez um dos realizadores australianos que teve inicio no cinema deste pais que conseguiu dar o salto para Hollywood pese embora nos seus filmes nunca tenha conseguido repetir o sucesso que conseguiu no seu pais de origem. Neste filme com um elenco de luxo acabou por conseguir criticas demasiado medianas tendo em conta a sua carreira e comercialmente tendo em conta os parametros supra descritos teve resultados muito fracos o que podera conduzir num regresso a casa para voltar ao sucesso.
Este e tipico filme policial na diferença entre policias e bandidos , nesta dualidade o filme começa bem dando um bocadinho de cada personagens os locais onde as barreiras se esbatem e onde tudo podera conduzir ao problema dai que a primeira hora do filme acaba por ser um filme classico não muito original e certo, mas uma introdução interessante de um filme que rapidamente percebemos ter excesso de personagens ou pelo menos estas serem todas muito impotantes e o filme querer dar relevo a elas todas.
Mas se a primeira metade do filme e positiva a segunda e totalmente polvora seca, já que o filme não consegue ter intensidade, não consegue ter ritmo, não consegue ter impacto enquanto as personagens vao desaparecendo, tudo parace sem sabor, quase como se de um figurante se tratava, falta desenvolvimento das personagens já que todas aparecem e desaparecem sem nunca sabermos realmente o que são, e apenas a escolha pelo puzzle podera ter algum significado para um climax final completemente inexistente.
Assim num filme que da tanto relevo inicial as diferentes personagens a forma como controi a sua sequencia essencial e a forma como se termina e quase primaria para quem queria que o filme resultasse num real e de impacto policial, acaba por ser um filme que se perde totalmente e tem um final em ritmo apressado como que quem não sabe o que fazer para descalçar um filme com demasiados caminhos. Um caso de um filme que tem um bom inicio uma boa contruçao mas que no final não consegue perceber a obra que tinha entre si.
A historia fala de um grupo de assaltantes sob ordens da mafia russa que tem que planear um ultimo assalto, contudo as ligaçoes entre patroes e grupo começa a ficar conflituosa e a policia começa a investigar o que esta na origem deste mesmo grupo.
O argumento e simples, muito basico na tipica historia de policia ladores, e acima de tudo na forma como lida com a corrupção, não e um filme com grandes dialogos ou grandes desenvovlimentos de personagens mas tudo fica pior quando o filme não consegue se contretizar com um final totalmente frouxo.
Hillcoat tem uma realização competente, normalmente dando o lado servagem e perigoso das ruas, numa realizaçao na acçao, com bons planos de definiçao tactica policia mesmo colocando de lado alguma arte e primor estetico, mas não e por ele neste leme que o filme perde intensidade.
Num dos cast mais rico em numero podemos dizer que é um filme que não aproveita a sua materia prima porque as personagens sao reduzidas, Harrelson no seu estilo habitual acaba por ser o que da mais vida ao filme, mesmo que seja um papel cliche na sua carreira, conseguimos ver alguma melhoria em Affleck como protagonista com mais presença, mas o desastre vai para a total força da personagem de Ejiofor que demonstra muitas dificuldades do actor em dar lados mais negros e uma autentica criaçao de tiques de Winslet como vila do filme.

O melhor – A forma como o filme entra contextualizando tudo e todos

O pior – A irrisoria ultima meia hora do filme


Avaliação - C-

No comments: