Saturday, March 12, 2016

Pride and Prejudice and Zombies

O sucessodo mundo dos Zombies, muito potenciado pelo fulgor de Walking Dead, fez com qual algumas das hitorias literarias sobre estes mortos vivos visse a luz do dia no cinema, entre os quais este peculiar filme que junta algo que a partida nunca se poderia unir, como o classico de Jane Austen e Zombies. Esta adaptaçao ao cinema da obra literaria já de si irreverente não conseguiu imperar desde logo criticamente com avaliações medianas mas na sua maioria negativas nem comercialmente talvez o maior objetivo do filme mas que acabou por não se concretizar com resultados comerciais muito modestos.
Parece obvio para quem conhece a historia de amor de Orgulho e Preconceito e quem conhece os filmes normais de zombies que dificilmente esta união não seria estranho, e esta diferença de base acaba por ser o grande obstaculo desde logo do filme que se fraciona em demasia no que realmente e a adaptaçao do livro de Jane Austen no tipico filme de epoca da caça ao Zombie, nunca conseguindo criar um meio termo e o filme ser claramente fracionado.
Direi mesmo que quase nada existia a fazer no filme quando as coisas não se ligam não existe nenhum milagre que poderia fazer este filme resultar, a não ser um estilo Tarantino rebelde que o filme nunca adopta, pensando mesmo que o grande problema do filme e que na maior parte do tempo se leva a serio, tirando a primeira sequencia do filme, e quando a historia e a que sabemos sabemos de imediato que abordagem tinha necessariamente que ser outra.
Ou seja uma adaptaçao absurda de um livro tambem ele absurda que tem como unico objetivo aproveitar a cada vez maior loucura por Zombies para fazer rentabilizar um projeto demasiado fora do circuito.
A historia segue os parametros de Orgulho em Precoceito seguindo o amor de Lizzy e de Mr. Darcu que contudo lutam por uma epidemia que colocou Londres em risco de um ataque de Zombies.
O argumento e desde logo na sua ideia de base algo sem sentido nenhum que resulta num argumento sem sentido nenhum, para alem de que ao seguir o base faz um filme que salta entre momentos diferentes ora um filme de amor de epoca ora um filme de zombies, enfim um disparate escrito.
Na realizaçao Steers teve a dificil tarefa de fazer um filme que dificilmente funcionaria, numa obra de cinema parece que desiste muito cedo de dar um cunho proprio e irreverente ao filme, o que ao adoptar um estilo tradicional fez o filme querer parecer serio o que seria sempre totalmente impossivel.
No cast diversos actores britanicos com o protagonismo a ir para Lilly James, parece-me que e uma actriz com potencial para sagas de acçao, e que no filme acaba por funcionar principalmente no par com Rilley que tem contra si a voz, que mais uma vez parece desasustada do personagem. Nao sendo um filme dificil e o tipico filme que facilmente se cai em personagens e interpretaçoes negativas o que acaba por nem ocorrer.

O melhor – A primeira cena do filme.

O pior – A ideia e um absurdo como livro e ainda mais como filme.

Avaliação - D+


No comments: