Sunday, October 14, 2012

Taken 2

Muitos ficaram surpreendidos quando o primeiro filme se tornou num sucesso sem paralelo por parte do seu produtor Besson, com este filme tipicamente de acção para alen do referido deu-nos um Neeson como um claro heroi de acção aspecto que anteriormente não tinha sido demonstrado, o sucesso comercial do primeiro filme parece ter sido repetido neste segundo filme o que era obvio tendo em conta a legiao de fas que o filme criou. Contudo em termos criticos o filme esteve longe do seu primeiro filme ou seja com avaliações medianas com preponderancia negativa.
Sobre este filme podemos dizer que tem o estofo do primeiro mas que atalha demasiado o que torna o filme com bastante menos intensidade do que o primiero, desde logo porque e mais despido ou seja tudo parece efectuado com o minimo de preocupação possivel, preocupando-se apenas em encaminhar rapidamente o filme para a sua conclusao onde as sequencias de confronto fisico são o ingrediente principal do filme.
E neste particular e no carisma central do filme continuam a ser as mais valias de uma obra que ganhou o seu espaço, pese embora em termos narrativos parece que já neste filme as ideias foram completamente gastas no seu primeiro filme sendo este apenas o uso do proveito comercial do sucesso anterior.
Mesmo assim parece-nos importasnte salientar que sao filmes como estes que ainda mantem o carisma de alguns filmes de acção e alimentam o seu carisma o sucesso dos filmes de acção baseia-se nisso e na convicção comercial que neste filme e mais uma vez inegavel.
A historia traz-nos a vingança contraria agora das vitimas de Neeson no primeiro filme aproveitando uma ida da familia completa a instambul todos sao capturados com a excepção de Kim quem tinha estado em cativeiro no primeiro filme, depois o que ja sabiamos ou seja a luta e acima de tudo a vingança.
O argumento e repetitivo, ou seja basicamento o mais simples que podemos imaginar em termos de filmes de acção ou seja vingança pura um, a um baseada na força do seu protagonismo, depois o mais liitado possivel em termos de guião e personagens e acima de tudo os poucos dialogos ao longo do filme.
A realização e intensa com ritmo nao tem o nivel estetico do primeiro filme mad e funcional num contexto dificil como e Instambul, contudo a cidade acaba por ser a boa escolha para o intuito do filme sendo na escolha da cidade a sua maior virtude
O cast e repetido de cima a baixo no caso de Neeson da-nos outra vez o seu carisma e intensidade de acção que tinha sido descoberto no primeiro filme e que novamente potencializado neste segundo. Jamsen e Grace ganham pela constancia dos papeis ja que estes são simples e pouco exigentes.

O melhor - O carisma de Neeson

O pior -  Ser um atalho do primeiro

Avaliação - C+

No comments: