Saturday, October 27, 2012

Arbitrage

Este poderia ser mais um filme silencioso entre outros na carreira mais recente do desaparecido dos grandes circuitos Richard Gere, contudo a surpresa critica do filme empolgou.o para um sucesso quase instantaneo em termos criticos capaz de o colocar em algumas listas dos candidatos aos oscares, contudo e pese embora esse facto em termos comerciais o filme nao conseguiu a expansão wide o que pode em muito comprometer os objectivos do filme neste particular.
Arbitage e um filme escuro tenta dar a si o mais escuro das personagens que o preenchem e se por um lado ate se pode admitir que o filme tenha uma qualidade evidente que o retirasse do vazio do video club e um exagero completo um filme mediano com poucas virtudes aparecer como uma surpresa num ano com titulos bem mais eficazes e originais, diriamos que seriam manias mas trata-se obviamente de um filme sobre valorizado.
A mais valia do filme e mesmo a parte da intriga judicial mesmo essa fica longe do que ja foi feito em termos semelhantes depois o lado da vertente e fraude empresarial so e tratada pela rama e com pouca profundidade como se fosse mesmo a parte pobre do filme que mais tarde sabemos que o e na verdade. Temos um filme com uma intriga interessante que vai aos escrupolos ou falta deles da alta sociedade mas e pouco mais que isto, de resto um filme cinzento quase sempre linear que em nenhum complemento atinge densidade narrativa de grandes filmes e mesmo o seu fim e monotono sem a intensidade de um novo climax.
Ou seja um filme cinzento, enigmatico que promete nos seus pontos muito mas que muitas vezes acorda com o lado mais comercial de Nova iorque o contexto ideal para um filme como este, não o podemos considerar uma referencia neste ano, mas tambem mereceu a atenção que teve, pese embora as criticas sejam demasiados positivas para o filme em questão.
A historia fala de um empresxario que tem de resokver dois conflitos por um lado o seu envolvimento na morte da sua amante e os negocios em fraude da sua empresa, em tempo record tem que conseguir livrar a sua culpa de dois pontos que pode por em causa os ulitmos anos da sua vida.
O argumento tem como parte mais positiva a forma como a personagem tem o conflito com a sua propria idade, contudo em termos de evolução narrativa e um filme extremamente parado e monotono, parece querer acelarar mas nao consegue, e isso deve-se as limitações do guiao.
a realização e simples muitas vezes aposta por personagens em contextos dispersos funciona a exploração do lado mais negro das personagens e fornece envolvencia, parece nos de todos os segmentos o mais bem trabalhado e aquele que e mais explorado em guião.
O cast traz-nos um gere mais intenso mas longe do que as criticas apontam um papel com exigencia media bem interpretado mas normativo para um actor mediado, a sua volta pouco espaço para outros protagonistas.

O melhor - O drama da idade

O pior - O filme ficar sempre em mudança baixa narrativa

Avaliação- C+

No comments: