Saturday, August 04, 2012

Pirates: Band of Misfits

É conhecida a tradição da animação feita em plasticina pelos britanicos, capazes de pese embora não trazerem a si uma força unica em termos comerciais conhecer em si o reconhecimento critico como poucos filmes americanos de animação ja conseguem chegar, foi assim com Wallace and Gormit e acima de tudo nestes Piratas, que conquistou a critica pese embora as dificuldades comerciais que um filme britanico tem num terreno norte americano.
Piratas e daqueles filmes que para alem da produçao de primeiro nivel que reune nao so a qualidade e inovação creativa de um filme feito em termos plasticina mas acima de tudo na originalidade de um guião arriscado quase sempre com uma graça natural que junta nao so uma boa historia e creativa com o risco que muitas vezes tem deixado de existir nos filmes americanos de animação. O segredo do filme e mesmo essa frescura que o filme trás consigo o trazer personagens historicas ter sentido de humor actualizado faz deste filme um ponto novo em termos de animaçao mesmo longe das maiores produtoras.
Como unico senão a força moral que sempre parece necessario em termos de animaçao, cada vez mais pedxe-se que estes filmes sejam liçoes para os mais pequenos e aqui tirando a ilaçao historica o filme parece nao conseguir ter mais força em quase nenhum preceito, ou seja esta componente acaba por ser uma menos boa prestacçao de um filme que em tudo o resto seja positivo.
OU seja um bom filme que pese embora com algumas dificuldades de imposiçao e de poder comerciail mas uma refrescante historia com creatividade oroginalidade e graça.
A historia fala de um pirata pouco conceituado que quer atingir a liderança na tarefa, mas que por dificuldades naturais acaba por ter no seu passaro o seu sucesso e a luta num terreno cientifico e politico que o vai levar a situaçoes muito proprias e engraçadas.
O argumento vale mais nos pormenores e na forma do que propriamente na sua força central e no seu aparelho narrativo central, mesmo assim bons momentos originalidade, creatividade dialogos que fazem uso do humor de forma inteligente ou seja um filme prodigo em termos de alguns valores do argumento.
Da forma como a realizaçao e produçao e feita temos um filme com uma produçao proxima de Wallace e Gromit que pese embora a evolução tecnica continua a surpreender e ser esteticamente interessante pese embora nao deslumbre como outros filmes, mesmo assim neste terreno ao nivel dos melhores.
POr fim em termos de cast apenas estamos a falar de actores britanicos ou seja nao é brilhante mas cumpre para um filme fiel as suas origens.

O melhor - A creatividade do humor.

O pior - A falta de uma moratoria assumida.

Avaliação - B-

No comments: