Saturday, August 18, 2012

Amazing Spider Man

Se existe um reboot de um super heroi que ´dificil perceber no tempo pode ser o lançamento desta nova abordagem a Spider Man, principalmente porque a ultima saga, e primeira realmente a apostar na historia no cinema tem menos de dez anos foi um sucesso em todos os seus filmes. Contudo por algum motivo os produtores quiseram fazer uma reenvençao do heroi, dando-lhe um novo vilao uma nova familia e um novo actor. Os resultados distintos se criticamente o filme conseguiu a avaliação positiva que já o seu antecessor tinha conseguido, em termos comerciais e pese embora os bons resultados que um filme do genero consegue sempre, ficou algo distante principalmente em termos domesticos do primeiro filme de Sam Raimi.
Depois de ver o fillme a primeira pergunta que se faz é, porque razão chamam a este filme um reboot se o mesmo é demasiado semelhante na formula e na abordagem do seu antecessor, se e certo que Batman deu origem ao sucesso das novas formulas sobre super herois e importante ressalvar que para o sucesso dos filmes e necessario que estes tragam ingredientes novos o que este filme acaba por não ter, quase em pretexto nenhum, com apenas algumas alteraçoes mais rebeldes na personagem, se bem que perde a capacidade de dialogo sentimental que nos parece uma mais valia. Ou seja o filme acaba por perder em demasia por se colar demasiado ao sucesso do filme anterior por algum receio de arriscar, a sensação de saber tudo o que vai acontecer a seguir cria com que o filme seja monotono, e mesmo a forma com que a personagem e criada principalmente quando despe a mascara parece-nos limitada pouco trabalhada.
Como positivo desde logo temos algumas sequencias muito bem gravadas em termos de efeitos especiais principalmente quando nos coloca por tras da mascara e uma abordagem interessante, contudo o reste assenta numa tentativa de ir de encontro ao tradicional com medo de arriscar o que nunca aconteceu em Batman que nos parece inspiraçao neste reboot, que altera por completo a tradiçao narrativa do mesmo.
Ou seja estamos perante um spider man colado aos seus anteriores onde mudam os interpretes mas narrativamente segue os mesmos preceitos, e a mesma base na congruencia de uma acçao com aspectos comicos onde este filme acaba por algum non sense dos segmentos por ser mais conseguido quase e exclusivamente neste vector.
O filme fala da criaçao do heroi, da ligaçao com os seus tios, como responde a picadela de uma aranha que lhe da poderes acima da média e o leva a tornar-se num heroi da cidade tendo em vista proteger as pessoas mais indefesas.
Como argumento parece nos que as personagens sao bastante mais limitadas do que no primeiro filme da saga ou seja parece-nos que o filme perde demasiado tempo em pontos paralelos da narrativa e em efeitos isolados do que propriamente apostar naquilo que poderia dar mais resultado, ou seja criaçao de uma personagem central forte, mas acima de tudo num vilao de primeira linha o que tambem nao acontece, nao termos um argumento rico.
A realizaçao tambem fica muito aquem do que Sam Raimi faz, eu ate considero Webb um realizador de primeiro nivel principalmente na forma com que aborda os seus filmes, contudo neste filme pese embora boas opçoes na abordagem parece ter dificuldades em trabalhar com efeitos que nem sempre parecem de acordo com a evolução actual das coisas.
Por fim o cast Garfield tem caracteristicas diferentes de Mguire e provavelmente tem mais qualidade interpretativa mas o certo e que neste filme, nao o demonstra estando sempre calado, ligado a um ou dois tiques interpretativos que usa exaustivamente ao longo de todo o filme, pode brilhar num aspecto mais fisico mas interpretativamente não esta a um nivel exigido. melhor Stone a actriz tem dominado hollywood pelo seu estilo descontraido que vem trazer ao filme, por vezes em exagero, mas a quimica entre o duo de protagonistas acaba por ser o segredo de algum sucesso do filme, Por fim Ifans não tem um papel conseguido num vilao frouxo que tb nao leva o filme para mais longe.

O melhor - Alguns momentos de humor numa abordagem original

O pior - Ser uma copia demasiado semelhante ao filme de Raimi

Avaliação - C

1 comment:

Jorge Teixeira said...

Não o considero tão mau, no entanto, também não o elevo tão acima como algumas críticas o fazem. Acho que se pode dizer, e aí não estou propriamente de acordo com esta crítica, que é melhor que o primeiro filme de Sam Raimi - a sua abordagem mais emocional transmite-lhe uma aura mais identificativa para com a história original. De resto, estamos de acordo.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo