Saturday, August 11, 2012

Ice Age: Continental Drift

É conhecido a forma como um filme de animação pode ser espremido em termos de sequelas até ao maximo, e para isso tem contribuido muito as formas de produzir e entrada em produçao de animaçao de Dreamwoks e acima de tudo a resposta conseguida da Fox com a saga de idade do gelo. Pese embora a critica tenha vindo a descer de filme para filme, em termos comerciais e principalmente fora dos EUA a saga continua a ser um sucesso sem precedentes, como há muito não se via, e assim parece ser mais uma vez este quarto episodio, ou seja mediano em termos criticos com pouco releve, e comercialmente a ser um floop considerado nos EUA e um filme de grande sucesso no resto do mundo, agora se sera suficiente para uma nova aposta so o tempo o dira.
Ice Age tem uma formula original interessante por um lado tem um estilo proprio ao ir para eras distantes e com animais distantes, mas por outro lado pela formula de humor apresentada que acabou por ser o grande segredo do filme, ou seja, a forma com que a simplicidade do humor e das historias utilizadas e acima de tudo a formula de Scratch acabou por tornar a saga numa formula sempre presente nos mais jovens mas tambem em mais graudos. O problema da saga e que a partir do primeiro filme nada ou muito pouco trouxe de novo, a formula foi repetida sem força suficiente para trazer nos novos filmes dados importantes proximos, sendo apenas a forma que a produtora tem de retomar o valor economico de uma mina bem encontrada mas que nos parece em termos de conteudo poder ser mais potenciado.
Este quarto episodio vem no seguimento pese embora traga-nos novamente um valor historico interessante como principalmente a separaçao e a formaçao dos continentes esses acabam por ser pormenores numa narrativa linear com algumas novas personagens mas que nada interferem na formula central ja utilizada, e um vilão tipico igual a muitos outros, que tambem nao consegue chamar a si a novidade que o filme poderia precisar.
Mesmo assim e uma vez que as historias conhecidas sao muitas vezes as mais dificeis de conservar podemos dizer que este quarto capitulo pese embora nao inove tambem nao danifica a formula conseguida dos filmes logo os seus adeptos ficaram na mesma satiffeitos numa possibilidade de rever as personagens que tanto gostam da forma como estas sempre foram apresentadas.
A historia e a mesma apos uma fenda no gelo, o mamute na companhia de Diego e Sid, acabam por ficar separados do resta da comuniodade e ficar a deriva na agua, aqui vao ter de lutar para regressar a casa, com o combate de uma embaraçao de piratas conduzido por um louco orangotango.
O argumento e colado talvez em demasia aos filmes anteriores, principalmente no ritmo humor utilizado e mesmo nos truques narrativos que estao presentes no filme, isso faz deste filme uma boa continuaçao mas um filme de valor muito discutivel em termos de filme isolado, o que nao e propriamente muito bom, para um filme apostado em amealhar muito dinheiro e ser um dos filmes mais vistos do ano.
Em termos de produçao a saga nao encontra muita diferença nem demonstra seguir o desenvolvimento tecnico que por vezes poderia ser de esperar pelo facto de ja passarem diversos anos desde o primeiro filme, por um lado fica a fidelidade mas alguns pontos ja ficaram desactualizados.
O segredo do cast de vozes e escolher sempre actores pouco conhecidos mas que encaixam nas peronagens como sempre o fizeram as tres principais, aqui pouco de novo as novas introduçoes sao basicas e sem poder suficiente para interferir neste particular.

O melhor - A fidelidade.

O pior - A falta de inovação

Avaliação - C+

No comments: