Thursday, July 12, 2012

Chernobyil Diaries

Desde o sucesso do projecto blair witch que um dos sucessos ou mesmo segredos do cinema de terror e tornar como maior ameaça algo que se desconhece, pelo menos para o espectador, dai que apos o pioneiro muitos outros filmes apostaram no mesmo territorio em contextos variados. Este ano e com uma produçao modesta traz nos um filme com a base semelhante mas com um contexto diferente para pior, a mitica cidade de Chernobyil depois do acidente nuclear. Os resultados contudos foram pessimo, nao so em termos comerciais onde ficou a anos luz daquilo que poderia os produtores expectivarem mas acima de tudo em termos criticos, que menos surpeendentemente negaram o filme.
Diarios de Chernobyl tem muito pouco de diferente relativamente a outros filmes de terror, e isso faz desde logo um filme fraco e com pouca margem de manobra, quando assim o e o cinema nada pode esperar de filmes que apenas utilizam mecanismos gastos para tentar conseguir obter o maximo de resultados sem qualquer força, e o caso deste e outros filmes semelhantes que tentam arranjar diferentes maneiras de assustar e matar adolescentes.
Mas normalmente estes filmes tem uma ponta, um protagonista alguem que pela razao obvia da narrativa acaba por liderar o filme, mas este filme nem isto tem, aos poucos vamos percebendo quem realmente e os herois ou sobreviventes do filme por exclusao de parte ja que o filme nunca os deixa assumir, e isso diz bem da pouca força de um guiao nao so ultrapassado mas que nada da de novo a um filme como este.
O unico ponto positivo e o contexto real destruiçao que da o espaço perfeito a um titulo de terror que apenas por este ponto merecia mais em todos os outros, ja que tudo o resto e bastante fraco e pouco trabalhado, nesses momentos o cinema principalmente a distribuiçao deveria ser mais exigente e filtrar filmes que apenas tem como objectivo ganhar dinheiro ao minimo custo.
O filme fala de um grupo de jovens aventureiros por viagens que decide ir embarcar ate a ucrania e surge a possibilidade de numa excursao de mercado negro irem ate chernobyl, contudo chegados ao local vao perceber que o terror da cidade nao esta so como residuo.
O argumento ate podia ter um principio bom de juntar num filme de terror o misterio do contexto mas ao adoptar o esquema padrao dos filmes sem nenhum primor no mesmo, o filme resulta quase numa total nulidade, sem força propria nem tão pouco qualquer preceito que o permita sobriviver a um guiao tao limitado nas sua componentes basicas como personagens e dialogos.
A realizaçao funciona como misteriosa se bem que a nao concretizaçao do intercalar camaras estaticas e movimento denota alguma fonte primaria de um filme que nem neste registo consegue mais que apontamentos isolados.
Por fim o cast sem estrelas nem sequer figuras reconhecidas num filme que nada lhes trara as carreiras para alem de alguem perceber que os conhece de qualquer lado sem saber onde.

O melhor - O clima real e apocalitico da cidade ucraniana.

O pior - Nao terem perdido tempo em alterar o formato standart.

Avaliação - D+

No comments: