Tuesday, June 05, 2012

Snow White and the Huntsman

Desde que foi lançada a promoçao do filme observamos que estariamos perante uma disputa entre dois filmes diferentes apostados em tentar fazer a reinvençao do conto da Branca de Neve, um mais infantil e musical e outro um blockbuster de verão com muitos efeitos especiais, batalha e acima de tudo algumas das estrelas da moda. Dai que a aposta natural seria neste filme, mais de estudio e mais apostado em triunfar nas bilheteiras. Os primeiros resultados sao positivos para o filme sem serem maravilhosos conseguiu uma consistencia que alguns poderiam duvidar, mesmo que criticamente as coisas nao tenham passado de uma cinzenta mediania.
E o que se pode dizer deste filme e rápido ou seja o filme apenas consegue sair da mediania para entrar na mediocridade em alguns pontos fundamentais do filme, desde logo podemos dizer que estamos perante um filme que quer ser epico mas ao mesmo tempo vem recheado de sequencias de acçao quase sempre vazias e sem intensidade. Com a personagem do Huntsman quer ser engraçado mas rapidamente cai na lamechice sem qualquer tipo de fundamento para uma personagem assim. E por fim quer ter a intensidade narrariva, que perde em imagens da personagem central quase sempre sonambula que adormece o filme para graus de uma monotonia que nao entra em sintonia com um blockbuster de verão.
Mas para estes pontos negativos gerais tem alguns pontos positivos especificos desde logo em termos do aspecto estetico do filme, de primeira linha com uma boa montagem, direcçao artistica e fotografia com meios e sentido estetico de primeiro nivel, por outro lado a caracterização e mesmo a quimica dos anoes, acabam por dar uma naturalidade e uma toada menos pesada a um filme, que tem dificuldades em se assumir como uma produto de divertimento sem ter qualidade narrativa para mais, acabando por se tornar quase sempre num filme cinzento.
Ou seja um filme basico, quase sempre pelo caminho mais facil que perde por ser demasiado rigido e sem cor, fruto de um guião pouco interessante mais preocupado na grandiosidade de algumas sequencias do que propriamente trazer o filme para proximo do entertenimento do espectador.
O filme fala da historia ja conhecida da branca de neve, numa vertente mais fisica e militar, sem perder nenhum dos seus pontos centrais, da historia conhecida de todos nos.
O argumento e uma das grandes brechas do filme, nao so porque normalmente faz os dialogos serem baseados em frases feitas por demais utilizadas o que torna as personagens pouco coerentes, e quase sempre demasiado lineares, falta humor e intensidade a um filme que tem no argumento talvez o seu maior problema.
Rupert Sanders foi uma aposta surpreendente para um projecto com tantos meios, e acaba por ser por ele que o filme nao entra num declineo total na riqueza estetica e algumas soluções que demonstram um realizador arriscado, com sentido de filme que com outro guiao podera ter filmes e construir uma carreira com outro tipo de qualidade.
Por ultimo o cast, talvez os fãs de twilight nunca mais me vão ler, mas Stewart e daquelas actrizes que nao muda o registo seja que filme interprete e pior que isso em nenhum convence, aqui e um autentico festival de uma interpretação vazia, que nem nas vertentes mais fisicas deixa de ser débil, uma actriz com sorte a mais para tantos lapsos interpretativos. Hemsworth esta a vontade numa personagem bruta semelhante a Thor a personagem que o ira marcar para o resto da carreira, ja que nao me parece existir força para alterar este sentido, e por fim Theron que esteticamente e perfeita no filme, em termos de interpretaçao nos momentos mais intensos nao consegue atingir os niveis que ja demonstrou em filmes isolados.

o melhor - A fotografia do filme.

O pior - Entre outras coisas Stewart.

Avaliação - C-

No comments: