Saturday, May 28, 2011

The Pirates os the Caribbean: On stranger Tides


Muitos poucos ficaram surpreeendidos com o regresso de Piratas das Caraibas, depois de inicialmente ser apresentado como uma triologia, o certo e que a necessidade de fazer dinheiro facil por parte dos estudios levaram a mais um filme, com algumas alteraçoes, principalmente na introduçao de novas personagens, e mais centrada em Jack Sparrow. Os resultados contudo foram algo diferente daquilo que os primeiros filmes fizeram, quer em termos comerciais onde foram ligeiramente mais modestos, pese embora se tenham traduzido novamente num enorme sucesso. Criticamente as coisas tambem correram de forma algo vulgar, com valoirizações algo misturadas, e longe do consenso que por exemplo teve o primeiro filme.
Desde logo podemos dizer que este filme encaixa mais naquilo que foram os dois ultimos filmes de que no espetaculo comercial e enterteiner que foi o primeiro filme. Desde logo a mudança no cast faz o filme perder algum vigor e alguma empatia natural, o filme fica orfao natural do duo principal do filme, e mesmo o aparecimento de Barbossa esta longe de ter o caracter de outros tempos. E na forma como a historia desenvolve esta falta acaba por tornar o filme um pouco desligado da sua genese.
Relativamente as novas personagens existe boas e mas escolhas, Cruz tenta dar alguma intensidade afectiva a Sparrow, o aque nem sempre nos parece a melhor escolha. Ja Mcshane parece nos um vilao a altura de todo o filme pela dureza da sua imagem.
Em termos de historia nao estamos claramente na melhor da saga, principalmente porque o filme perde a força de alguns twists naturais que fora fazendo e tornando tradiçao da saga, e mesmo em termos de humor esta longe do que o primeiro filme fez, principalmente porque a propria personagem de Sparrow ja nao tem a intensidade e aceitaçao que a novidade trouxe consigo.
O filme fala novamente de Jack Sparrow agora a busca da fonte da juventude, onde para alem de lutar contra outros piratas vai ter consigo sereis e muitas peripecias.
O argumento e talvez o pior da saga, a introduçao das novas personagens acaba por nao trazer nada de novo a todo o filme, e perde alguma intensidade no humor e mesma na forma como a persoangem central perde alguma intensidade.
A realizaçao que mudou de maos para o conceituado Marshall vai na linha do que ja tinha sido feito, ou seja e o segmento onde as alteraçoes nao foram tao profundas, pese embora nos pareça que existe pouco aproveitamento da vertente 3d
O cast traz nos Depp na sua personagem natural, onde ao 4 filme nao existe razoes para falhar, pese embora a sua excentricidade ja canse. A aposta em Cruz apesar de tudo e natural e bem encaixada pese embora seja no registo mais obvio. Mcshane e a boa aposta do filme, num vilao com carisma para assumir a grande produçao.

O melhor - Apesar de tudo alguns momentos de Sparrow

O pior - O desgaste natural de uma saga sem nada de novo para dar

Avaliação - C

No comments: