Saturday, May 21, 2011

Hanna


Starring: Saoirse Ronan, Eric Bana, Cate Blanchett, Tom Hollander, Olivia Williams
Directed by: Joe Wright


Joe Wright nos ultimos anos tornou-se facilmente numa das personagens mais mediaticas em termos de realização britanica. Muitos estranharam a aposta do realizador em lançar este filme nos primeiros meses de um ano, ou seja longe dos combates pelos galardoes que ultimamente se tornou um habitue. Este Hanna e daqueles filmes que e dificil de convencer em qualquer um dos terrenos, pese embora a critica tenha na globalidade gostado do genero do filme, comercialmente os resultados foram modestos, o que contudo nao e uma derrota tendo em conta o genero em questão.
Hanna e um filme complicado de avaliar porque acima de tudo e um filme dificil de compilar em algum genero. Desde logo pelo seu silencio, as personagens sao quase sempre demasiado demasiado caladas, o que nao configura com a violencia de determinados momentos.
E um filme demasiado solto sem objectividade, sem ritmo, parecendo ao mesmo tempo ter dificuldades em se assumir, mesmo quando a musica electronica tenta dar algum ritmo a perseguiçoes apeadas sem chama o filme e sempre demasiado sombrio sem cor, muito na imagem que o realizador quer demonstrar.
Nao e facil perceber a intençao de um filme como este, que por um lado nao tem a intensidade para um filme de acçao pura e acima de tudo nao ter argumento para ser mais que isto, numa desilusao de um autor que com os pergaminhos, teria de ser mais competente na historia que quer dar. Mesmo o twist final acaba por ser tao desligado do filme que a poucos ou mesmo ninguem ja consegue surpreender, num daqueles filmes que vale pela beleza de duas ou imagens circunstanciais.
O filme fala de uma jovem, criada com o seu pai para se tornar uma assassina profissional, contudo a determinada altura esta pronta para o dia a dia, onde tem de combater sozinha perante todos os riscos da sua condiçao
O argumento e o ponto mais pobre do filme, demasiado silencioso, despreocupado em termos de personagens dialogos e acima de tudo no desenvolvimento narrativo do filme, e quase sempre uma desilusao e condiciona tudo o resto do filme.
E um facto a capacidade de Wright nos oferecer grandes momentos de contraste entre personagens e contexto em expiaçao faz isso como poucos e neste filme e ele a estrela do filme sem qualquer outro tipo de precedentes... as boa possibilidade de fazer arte em movimento faz dele um genio da arte, contudo aqui o filme esteve muito longe de o acompanhar, muito pelo seu ataque de rebeldia
Em termos de cast Ronan e a actriz de wright onde ele consegue a transformar no que quiser, principalmente pela seu olhar enigmatico, aqui nao tem o seu melhor desempenho, mas demonstra mais um ponto a seu favor, disponibilidade fisica, Bana e Blacnhet nao sao postos a prova num filme onde sao meros figurantes


O melhor - A arte da camera

O pior - A falta de objectivos concretos do filme

Avaliação - C-

No comments: