Saturday, May 14, 2011

Biutiful









Muitos ficaram surpreendidos quando Inarritu anunciou que o seu novo filme, nao iria ser feito nos parametros norte americanos, mas iria ser uma produçao espanhola, filmada em Barcelona e falada nesta lingua. Depois do sucesso critico de Babel, esta decisao estranhou tudo e todos. Com o desenvolvimento do filme percebeu se que seria um regresso mais natural ao genero de filmes que ele tanto gosta, filmes mais sobre personagens do que sobre situaçoes especificas. os resultados esses foram positivos em termos criticos e pese embora nao tenha ganho o oscar de melhor filme estrangeiro, conquistou a nomeaçao e deu nova nomeaçao para melhor interpretaçao ao seu protagonista. Em termos comerciais e obvio que um filme falado em espanhol nao tem a força de um filme com Brad Pitt.



Biutiful e desde logo um filme enraizado na mais tradicional forma de fazer cinema espanhola, ou seja um filme silencioso baseado nas particularidades de uma certa personagem circunscrita num fenomeno social. Contudo parece aqui que Inarritu perde alguma da intensidade que conseguiu nos seus anteriores filmes principalmente em Amor Cão, principalmente pela forma demasiado repetida com que o filme acaba por se tornar, parecendo um disco que entra sempre na mesma rotação.



Nao e colocada em questao a profundeza e acima de tudo a formula trabalhada no sentido de fazer um filme forte dramaticamente, ao tratar diversas problematicas como custodia de filhos, emigrantes ilegais e acima de tudo doença terminal, contudo parece nos que ao querer tocar em diversos pontos acaba por nao conseguir a excelencia em nenhum deles e o dano provocado no filme e claro neste proprio teor.



O filme fala de um pai que com a custodia dos filhos tenta sobreviver atravez do auxilio a uma rede de emigraçao ilegar entre chineses e africanos no meio da profunda barcelona, ao mesmo tempo que esta rede começa a aparentar dificuldades o mesmo tenta reatar um casamento sem sucesso e luta contra um cancro.



O argumento e demasiado corajoso mas perde ao querer tocar tantos assuntos, isso e notorio em toda a dinamica do filme, nao so porque as personagens apenas se apresentam ao de leve, segundo porque o filme nao consegue ir mais alem, e acima de tudo porque a determinada altura as historias e os paralelismos ultrapassam quase tudo.



Em termos de realizaçao e notoria a forma arcaica mas ao mesmo tempo estetica que Inarritu gosta de trabalhar, neste filme o jugado entre o amadorismo e o profissionalismo combinam bem num terreno que conhece bem, nao se preocupa com a grandiosidade de barcelona mas acima de tudo com o seu contexto mais negro.



O cast e liderado por um dos melhores actores da actualidade, quer em espanhol quer em ingles Bardem e uma referencia do cinema moderno pela versatilidade de papeis que consegue imprimir com uma força sentimental sem precedentes. Tudo o resto fica sem chama quando este actor se encontra ao melhor nivel






O melhor - Bardem na pior barcelona






O pior - A confusao tematica do filme






Avaliação - C+

No comments: