Friday, May 20, 2011

Thor


Pois bem todos os anos na primeira semana de Maio surge um dos filmes mais fortes do panorama de blockbusters de verão. Este ano o arranque surgiu com mais um filme baseado num dos herois da Marvel, no caso concrecto da figura divinal de Thor. Como qualquer filme de heroi da Marvel a expectativa de um filme bem produzido com muita acçao e bons efeitos especiais e muita, mesmo que a carga da realizaçao esteja um ingles, tradicional ao cinema de Shakespeare. Os resultados contudo demonstram uma grande mediania, por um lado o filme nao foi alem de resultantes consistentes nao deslumbrantes, e por outro em termos de critica a mediania imperou, pese embora inicialmente a recepçao ate tenha sido positiva.
O mal de Thor e que pese embora seja um filme de um heroi novo no final do filme pensamos que ja vimos este filme por diversas vezes so que em contextos diferentes, ou seja o filme e tudo menos original nos seus propositos e na forma facil com que e montado. COntudo perde ainda num outro ponto para a maioria dos filmes de super herois e no facto de ser um filme sem qualquer registo de humor e as poucas tentativas que tem acabam sempre por sair frustradas.
Em termos de efeitos e notorio que estamos perante um filme bem feito, com muita produçao e dinheiro a mistura, mas por outro lado parece nos sempre que e um filme sem ambiçao, que quer apenas dar o minimo no sentido de nao danificar a imagem que os fas da saga tem do filme.
A historia e a ja conhecida Thor deus numa realidade paralela e expulso por arrogancia deste mundo e encarna no nosso, onde tudo e estranho e os poderes acabam por desaparecer ao ficar longo do seu martelo poderoso.
O argumento e do mais basico que se viu em super herois, pese embora as diferentes realidades que o filme aborda que o torna algo confuso e pouco unido o certo e que na linha central o filme e sempre demasiado semelhante a si proprio, o que nao permite um desenvolvimento natural de persoangens e muito menos dialogos para nos lembrarmos.
E engraçado ver um tradicional realizador britanico num filme tao americano, mas para estreia nestes registos ate que as coisas nao sairam mal a Branaghan que nao pareceu sair se mal com os diferentes meios e efeitos especiais a cargo, bem como em toda a contruçao cenica elementar para todo o filme
Quanto ao cast uma aposta limitado, desde logo em Hemsworth um autentico desconhecido pouco interveniente que apenas foi escolhido pela disponibilidade fisica ja que atributos interpretativos ficam sempre reservados no filme. que alias da pouco espaço aos seus actores so assim se percebe que portman passe ao lado de todo o filme

O melhor - Os cenarios iniciais

O pior - A falta de sangue novo no genero

Avaliação - C

No comments: