Wednesday, April 13, 2011
Sucker Punch
Depois do sucesso que se tornou 300, Snyder tornou-se inevitalmente num dos autores mais creativos e evolutivos do cinema contemporaneo, mesmo que apos este filme de estreia todos os filmes sequentes tenham ficado com algum amargo de boca pela menor reprecurssao comercial. Sucker Punch era por assim dizer o primeiro filme partido do nada do realizador e talvez o seu filme mais arriscado, e podera se dizer que quase ninguem entendeu a sua ideia, principalmente a critica que negou por completo esta aventura grafica, e principalmente o publico que o tornaram num obvio floop de bilheteira.
Depois de tanto insucesso em tantos planos resta sublinhar a coragem e a creatividade de Snyder, mesmo que nem sempre seja um filme inteligente, sendo na maior parte das vezes um filme algo disparatado se existe critica que nao se pode fazer ao filme, e de este ser obvio, alias na maior parte do tempo estamos perante uma autentica caixinha de surpresas algumas vezes com a logica toda fora de contexto mas ao mesmo tempo consegue surpreender nao so nas imagens e nos atalhos narrativo mas mesmo na complexidade final que o filme tras consigo.
Para alem de todo o primor estetico que o filme tras pelo obvio fascinio do realizador filmar em ecra azul, todas as coreografias e banda sonora tornam-no numa especie de musical contemporaneo ao mesmo tempo bonito mas por vezes exagerado. Alias o mais dificil de perceber do filme e a necessidade do filme ter que ser grandioso nos extra do filme, que torna a grande desvantagem do filme, ou seja o facto de ser facil de fazer, ao nao trazer quase nenhuma ligaçao entre as grandiosas sequencias de acçao com o desenvolvimento final, quando metade do filme e desaproveitado em poucos minutos.
Mesmo assim estamos perante uma obra diferente capaz de ser amada e odiada, com muitas virtudes e muitos defeitos cujos pesos sublectivos podem caminhar a resultados distintos de aperciaçao
O filme fala de uma jovem orfa que e introduzida num hospital psiquiatrico criando a partir deste momento uma serie de personagens com o que la encontra, que permite viver tudo como um filme de acçao, onde tudo e possivel
A abertura que Snyder tem na historia da lhe todas as possibilidades e se demonstra coesao e creactividade na forma com que liga o filme na sua base estrutural abre toda a facilidade nas sequencias de acçao onde parece que a logica e posta de lado para poder explorar a grandiosidade do filme e principalmente dos efeitos especiais.
A realização e o melhor exercício do filme, Snyder e um mago a lidar com imagens criadas por computador e não só em termos de grandiosidade ou no efeito dos próprios estudios mas acima de tudo na componente estetica dos momentos mais simples e um grande realizador que arrisca e demonstra coragem, com alguma maior modestia e em outro tipo de historias menos gigantescas pode recolher mais frutos
Em termos de cast o unico pormenor que o filme quer e a imagem das protagonistas no sentido de transmitir sensualidade ao filme, o que na minha opiniao e uma opçao discutivel e que poe em causa a maturidade ou mesmo o alcance do filme. Salva-se Gleen numa personagem carismatica nos seus poucos momentos
O melhor - A menta creativa de Snyder
O pior - Perder muito tempo na estetica das personagens
Avaliação - B
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment