Starring: Anthony Hopkins, Ciaran Hinds, Toby Jones, Rutger Hauer, Torrey DeVitto Directed by: Mikael Hafstrom
A imagem de Anthony Hopkins como vilão e uma das figuras mais carismaticas do cinema moderno, desde Hannibal Lecter que a posição neste tipo de ponto parece ser um dos segredos e quem sabe alguns dos maiores trunfos de um tipo de cinema. Este ano e na base do exorcismo surgiu um particular The Rite com resultados frustrantes a todos os niveis desde logo criticamente com resultados muito fracos de uma critica tradicional onde nem a imagem de um Hopkins sombrio a conseguiu convencer, e tambem comercial onde o numero elevados de filmes com a mesma tematica levou a um diminuir da incidencia de espectadores sobre este tipo de filmes
Este filme pouco ou nada tem de diferente do que a maioria dos filmes de exorcismo e mesmo o ponto de baseado em filmes veridicos melhora ou contrapoe aquilo que o filme nao consegue ser que e realista, e se no inicio esse enigma ate consegue ser potenciado a ligeiros momentos ja no que diz respeito a parte final este ponto perde se por completo sendo novamente mais um filme semelhante a todos os outros.
E inegavel a força da imagem de Hopkins a determinados momentos e que isso acaba por ser o maior trunfo do filme, permitindo uma intensidade nos ultimos momentos do filme que acaba por salvar o filme da derrota total, contudo insuficiente para o tornar a trazer a um patamar pouco mais do que mediocre
O filme fala de um jovem aspirante a padre que tenta tirar um curso relacionado com o exorcismo sendo acompanhado por um velho e enigmatico padre na cura deste tipo de problema contudo muitas vezes o demonio ira possuir algo bem mais perto
O argumento e repetitivo quase nunca consegue ser verdadeiramente original, ao inicio os dilemas das personagens sao bem tratados mas com o passar do filme aproxima se mais das narrativas comuns deste tipo de filmes.
Em termos de realizaçao o filme opta por uma estrategia que a meu ver resulta em longo prazo, o facto de por de lado os efeitos especiais para apostar em grande escala numa realizaçao mais sombria mas que da mais realismo ao filme.
EM termos de cast a aposta em Hopkins permite o filme usufruir da sua imagem em termos de Markting embora esteja a anos luz do que ja efectuou em outros filmes, o restante pouco ou nada traz de novo ao filme
O melhor - A intensidade de Hopkins na parte final
O pior - Ser mais um fraco filme de exorcismo
Avaliação - C
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