Thursday, April 28, 2011

The Lincoln Lawyer









Matthew McCnaughey pode dizer-se que nunca conseguiu demonstrar na sua carreira aquilo que muitos previam desde que se estreou nos tribunais de time to kill. COntudo a incursão pelo cinema de comedia romantica acabou por nao ser tao eficaz, dai que seja como que um deja vu, observar o seu regresso aos tribunais, neste pequeno filme, sobre tribunais. Os resultados foram surpreendentemente positivos, quer em temros criticos onde conseguiu arrecadar algumas das melhores criticas do ano, mas tambem em termos comerciais onde pese embora seja um filme de pequenas dimensoes conseguiu resultados concertados pelas bilheteiras americanas.



O filme e simples nao e daqueles filmes que sejam um poço de creatividade mas muitas vezes os filmes simples bem montados com uma intriga bem elaborada e coesa, que faz com que pequenos filmes se tornem grandes filmes em alguns momentos. O segredo do filme e a forma directa com que aborda o tipo de filme que quer ser, sem redeos daquilo que quer transmitir o filme desenvolvesse a grande ritmo, e nao se preocupa em ficar com trunfos para o fim que poderiam defraudar o espectador, concentrando tudo sem a preocupaçao de jogadas subliminares.



O unico senao do filme pesa um pouquinho por o filme nao abarcar numa dimensao mais complexa de alguns assuntos, bem como talvez ter estreado demasiado cedo num filme que nun outro contexto podia ter uma visibilidade completamente diferente e com mais dimensao, mesmo assim estamos perante o regresso a mais um bom e intenso filme de tribunal tematica que a cerca de alguns anos tinha desaparecido quase por completo do panorama cinematografico internacional.



O filme fala de um curioso advogado com algumas ligaçoes ao sub mundo que controla a advocacia em Lincoln City, sem escritorio e sempre em movimento dentro da sua viatura aceita o processo de um riquissimo jovem de Los Angeles acusado de agredir uma prostituta, mas isto sera apenas a ponta do veu



O argumento e interessante, mesmo que nem sempre invoque grande dose de creatividade e daqueles argumentos que mesmo na sua simplicidade consegue ao mesmo tempo chamar a si objectividade e coesao, nos argumentos , nos dialogos e mesmo na forma directa com que as personagens sao criadas e apresentadas.



A realizaçao e simples o calor da cidade e do tribunal e bem presente, neste aspecto pensamos que o filme carece de alguma maior creatividade ou mesmo de maior absorvencia o que torna a realizaçao algo simples.



Mcchonagey e um actor basilar para este tipo de filme, ja o tinha sido em time to kill e so apos estes anos todos consegue recuperar o carisma que entretanto tinha perdido numa serie de mas selecoes de filmes, mais uma vez tem a intensidade e a força que o filme precisa, num trabalho tao simples como exigente nos momentos mais fortes de tribunal, tem ao seu lado uma boa escolha como vilao, Phillippe poderia ter ido mais longe na sua carreira, com outras opçoes e com mais risco nas escolhas pois me parece que e daqueles actores que tem a intensidade necessaria principalmente como vilao.






O melhor - A simplicidade de processos.






O pior - A realizaçao ser algo basico









Avaliação - B

No comments: