Friday, February 25, 2011

Sanctum


Starring: Alice Parkinson, Richard Roxburgh, Rhys Wakefield, Ioan Gruffudd
Directed by: Alister Grierson


James Cameron mudou o mundo do cinema com a forma com que realizou Avatar, foi a explosao do cinema 3d que permitiu que toda a gente voltasse ao cinema, tendo lançado a moda em quase todas as sagas de culto reavivando os mais peculiares filmes. contudo apenas um teve novamente a marca do homem do dinheiro. Contudo sem grandes actores e com um realizador inexperiente, nem o nome de Cameron conseguiu tornar o filme rentavel, para alem do baixo primor critico que o filme conseguiu.
Sanctum e um filme que mais do que uma boa historia tem o merito de ser tecnicamente competente e aproveitar ao maximo o formato em que e totalmente produzido, ou seja caso nao tivessemos perante um filme 3d, mais nao seria do que um serie B de classe inferior, que quase ninguem perderia tempo a ver.
Contudo o filme ja e efectuado a potenciar todo o charme do 3d e aqui temos de dar merito ao filme, que com a profundidade das grutas e acima de tudo com a sensaçao de claustrofobia k transmite consegue fazer do filme tudo aquilo que o filme realmente quer ser.
A historia e demasiado basica ou seja pre definida onde no inicio ja sabemos como o filme iria acabar mesmo que tente criar no espectador a imagem de filme baseado em historia real
O filme fala de exploradores de grutas que tem de lutar pela sobrevivencia depois de ficarem presos numa, necessitando da porta para a vida.
O argumento e limitado principalmente em alguma predefiniçao exagerada das personagens acompanhado pela pouca importancia dada aos dialogos. em termos narrativos segue sempre o mais obvio.
A realizaçao tem bons momentos principalmente na forma com que consegue trazer a si o sentimento de profundidade do 3d, e aqui tambem e necessario algum truque, que o filme na maior parte do tempo consegue ter quase na perfeiçao
O cast e de longe o pior elemento de todo o filme, quer a forma com que o seu protagonista e totalmente desencontrado de todo o filme, quer a forma inarravel de Gudfrod actuar, ou mesmo o olhar demasiado pegado do pai do protagonista.

O melhor - A forma profunda do 3d


O pior - O Cast

Avaliação - C

No comments: