Thursday, June 10, 2010

Robin Hood


Um dos filmes mais aguardados para este ano marcava nova colaboração de Ridley Scott e Crowe, em mais um filme epico desta vez uma nova criaçao de Robin Hood. Desde logo percebeu-se que estariamos certamente numa tenttativa mais serie de recriar o heroi de collants. Os meios disponibilizados foram totais, e tudo parecia indicar que estariamos perante um dos grandes filmes de verão. mas uma vez estreado em nenhum dos capitulos o filme conseguiu se tornar naqulilo que a maioria das pessoas esperavam- Em termos criticos nao passou da mediania ja natural em Scott pese embora em determinados filmes tenha ido mais longe. Mas mais preocupante foi em termos comerciais onde num ano claramente marcado pelo decrescimo de espectadores o filme com muita diifuldade atingiu os 100 milhoes de euros, muito pouco para um filme com esta ambiçao.

O mal do filme e tentar tornar serio ou demasiado politico uma historia conhecida e que e claramente um filme de aventuras e isso tira uma coisa fundamenteal para o filme se rentabilizar como conteudo comercial, que e a intensidade e a emoçao do filme. Muitas vezes esta apenas acompanha as sequencias de acçao longas, e pouco mais do que a aventura amorosa entre protagonistas. Muito pouco para um filme que ambicionava claramente muito mais.

E certo que e um filme bem realizado com um nivel de maturidade nunca antes visto nesta historia ja por diversas vezes contada. Contudo em termos de objecto unico e exclusivamente enterteiner o filme fica muito aquem do esperado.

O filme fala da aventuras de robin, um ladrao que beneficia os pobres em deterimento dos ricos, e este pretexto e o mais denso no filme, com as personagens ja conhecidas mas com algumas alteraçoes principalmente na forma como os viloes tem diferentes posturas e participaçoes e mais uma vez a historia que ja conhecemos.

Em termos de argumento nao temos um argumento muito forte principalmente em termos da incapacidade do filme conseguir ganhar ritmo, e certo que adquire um inumero nivel politico em termos de discurso da personagem central, mas pouco mais. muito pouca força na forma como cria os viloes

Scott e um realizador de eleiçao consegue conjugar a beleza dos cenarios com uma vivacidade unicas em sequencias de acçao cujo o realismo e impressionante, mais uma vez encontra-se ao nivel que nos habituou.

Em termos de cast estamos com um elenco riquissimo. Corwe e um Hood natural, com uma componente fisica mais trabalhada do que emocional, nao tem certamente dos melhores papeis mas cupre, o mesmo se passa com blacnhet que contudo ja teve mais presença do que neste filme. Em termos de viloes, McFayden perde em grande escala para Strong que se tem tornado num dos actores que mais viloes conseguiu encarnar em curto espaço de tempo, se bem que sempre demasiado semelhante


O melhor - O nivel produtivo


O pior - A falta de intensidade


Avaliação - C+

No comments: