Thursday, June 24, 2010

The A-Team




A nova adaptação desta consagrada serie pode ser claramente apontada como um dos acontecimentos cinematograficos do ano, principalmente pelo miticismo da mesma, e pelo inumeros fas criados ao longo dos diferentes anos de emissão. Contudo os primeiros dados apontaram para um sucesso muito aquem daquilo que a maioria esperavam, com resultados algo modesto em termos de bilheteira. Em termos criticos as coisas correram ligeiramente melhor, principalmente porque as expectativas neste dominio eram claramente inferiores.

The A team tem uma componente de acção que o torna objectivamente num filme facil de aceitar e de ver e num objecto de entertenimento com pouco paralelismo, e essa dinamica acabou por ser conseguida na forma como o proprio filme consegue obter um ritmo interessante mesmo que a historia de base esteja longe de ser uma obra prima.

Outro dos pontos que e bem trabalhado no filme acaba por ser a quimica de equipa, muito bem trabalhada pese embora personagens como Mr T nao tem o carisma da serie o filme acaba por ter esse ponto a seu favor. Em termos de filme em si a falta objectiva de um vilao serio e objectivo acaba tambem por se tornar num senão, porque nunca parece que o adversario consegue fazer temer uma equipa tao bem rodada.

Surpreendentemente o objecto humoristico que tambem era apanagio da serie esta um pouco descuidado no filme, so com alguns momentos sempre a cargo da personagem murdoch.

O filme fala da genese da equipa e da forma como esta vai ter de responder a uma intriga politica no interior das forças armadas norte americanas.

Em termos de argumento esta longe de ser um primor, desde logo porque nao tem uma historia de base bem criada, ou mais que qualquer coisa porque os dialogos nunca atingem grande nivel de riqueza nem as personagens sao de um nivel excelente, contudo o ritmo de acçao atenua algumas destas fraquezas

A realizaçao e a tipica de um realizador com rotina com força garra e oportunismo, nao tem a possibilidade de fazer um filme da forma que ele proprio mais gosta que e com o empenho e dedicaçao conjugada com alguma rebeldia de argumento, mas deu lhe mais visibilidade do que seria de prever.

Em termo de cast umas escolhas mais relacionadas com o carisma mediatico dos autores do que propriamente pelas qualidades tecnicas e interpretativas dos mesmos. Aqui ganha particular relevo Copley, descoberto em district 9, e com a personagem mais vistosa e mais criticavel, mesmo assim e a lufada de ar fresco num cast fraquinho na sua globalidade.


O melhor - O regresso da saga


O pior - a falta de alguns momentos fundamentais


Avaliação - C+

No comments: