Friday, June 11, 2010

Prince of Persia: The Sands of Time




Um dos titulos mais aguardados em termos de blockbusters para este ano, reunia um dos magos da comercializaçao de projectos de acção Buxckheimer e um titulo famoso dos video jogos, tudo parecia encaminhado para mais um sucesso mediatico e o inicio de um novo franchising. Contudo e se criticamente as coisas ate correram de forma natural, com avaliaçoes medianas mas positivas em termos de entertenimento. ja em termos comerciais as coisas estiveram bem distantes daquilo que realmente o produtor esta habituado, com resultados desoladores que o afastaram dos primeiros lugares do box office.

Do ponto de vista comercial este filme tem todos os ingredientes para o tornar desde logo um produto apetecivel, tem acçao, efeitos especiais, romance, alguns momentos comicos, e uma certa dose de carisma, contudo os ingredientes nao sao colocados nunca no seu melhor momento e isso enfraquece de que maneira o filme. Principalmente porque nenhum destes condimentos consegue render aquilo que e necessario.

O primeiro ponto negativo do filme e o exagero de efeitos especiais nem sempre colocados da melhor forma muitas vezes e perceptivel o caracter quase digital do filme, o que e inconcebivel para um filme com esta dimensao.

O segundo ponto menos positivo diz respeito a dificuldade que o filme tem em assumir a vertente mais comica, so algumas expressoes da persongem central toca num ponto que essencial e ja e marca do produtor.

Por fim mesmo em termos de argumento demasiado repetido e ja em desuso. Pouco de novo e trazido para um filme que ja desde inicio conseguimos perceber do que se trata e qual o caminho que vai seguir.

O filme fala de um princepe adoptado que tem que comprovar nao ter sido ele o autor da morte do seu pai e rei da persia, com a ajuda de uma bela princesa, tentam destruir o plano de conquista do poder do seu tio.

O argumento tem muito pouco de novo, principalmente em termos de funcionalidade e de caracter surpresa, quase sempre muito pregado a aoutros filmes do genero como a mumia por exemplo. Tambem em termos de personagens nunca ha a ambiçao de partir para outro plano.

A realizaçao de Newell sofre de um contratempo claro que a força em demasia dos efeitos especiais, e muitas vezes o realizador ja veterano tem dificuldade em seguir. E particular ver um realizador de filmes mais pequneos nos ultimos tempos a aderir aos blockbusters na sua essencia mais pura.

Em termos de cast a escolha de Gylhenhal mostra-se positiva principalmente porque consegue juntar carisma, com uma capacidade fisica e humoristica presente. Ja Artenton tem ganho um espaço consideravel como femme fatal de filmes de epoca, o que se tem tornado interessante. Kinglstey e um vilao natural dentro do seu registo tipico


O melhor - A escolha do protagonista.


O pior - o exagero de efeitos


Avaliação - C

No comments: