Sunday, March 28, 2010

The White Ribbon


Starring: Susanne Lothar, Steffi Kuhnert, Ulrich Tukur, Leonard Proxauf, Burghart Klaussner
Directed by: Michael Haneke

Quando se observa que o melhor filme europeu do ano se trata de uma obra como esta, diz muita coisa do mau ano cinematografico tambem para os lados do velho continente. Existe um facilitismo tremendo de vangoliar realizadores europeus, quando estes regressam ao seu pais, depois de experiencias frustradas em Hollywood. Junet e agora este Haneke sao provas disso. So assim se compreende o sucesso critico deste pequneo filme alemao, filmado a preto e branco. Ja a nivel comercial claramente secundario nos objectivos do filme as coisas ficaram mais por baixo.
O mal do cinema europeu e a falta de conseguir criar empatia natural com o publico, em termos gerais dos ultimos grandes sucessos do nosso cinema, este e aquele que nos parece mais distante e abstraido da opiniao publica, optando naturalmente por se tornar um daqueles objectos poeticos, mais artisticos do que propriamente narrativos.
A falta de coesao e de linearidade do filme e gritante, e entra dentro de um pseudo intlectualismo quase absurdo, que torna o filme confuso. A todos os minutos surgem novas personagens cada vez mais densas, com pouca ligação e o caracter policial e sempre adormecido por um ritmo pausado e monocordico de um filme pouco interessante.
E daqueles filmes que rapidamente chegamos a conclusao que nada nos vai dar, e que so a componente estetica bem trabalhada com a boa opçao do preto e branco acaba por fornecer alguma beleza ao filme
O filme fala de uma pequena vila, no ponto de vista de um professor, numa alemanha mergulhanda nas sequelas da 1 grande guerra, e com um regime educativo vincado. E um filme sobre educaçao, mas acima de tudo sobre pequenas aldeias
O argumento e pobre, em conteudo, e principalmente em linhagem narrativa, nunca consegue absorver os espectadores, principalmente pela complexidade da trama, e o exagero no numero elevado de persoonagens que nao permite que o filme respire.
Em termos de realizaçao Haneke tem mais merito na escolha sempre ruidosa do preto e branco, e neste filme faz sentido e da um caracter estetico mais belo ao filme.
O cast e dominado pela frieza e calculismo do cinema alemao, que cabe como uma luva no tipo de filme em questao. Contudo sao os actores mais jovens aqueles que mais brilham neste registo, uma vez que sao mais surpreendentes

O melhor - A beleza estetica dofilme

O pior - A falta de ligaçao com o espectador

Avalição - C-

2 comments:

Anonymous said...

LOL você claramente nao percebe absolutamente nada de cinema,de cinema europeu,de cinema alemão,de Michael Hanneke,e absolutamente nada deste filme.
Veja-o,varias vezes.O que faz um bom filme nao é o facto de o entreter ou não meu caro,mas é a mensagem que transmite.
Aprofunde um pouco mais o seu objecto de analise antes de o criticar para a proxima.

bateman said...

Como respeito a sua opinião, respeite a minha! Ultrapasse o pseudo intelectualismo e analise verdadeiramente o filme, depois explique a este ser incapaz

Bateman