Sunday, March 07, 2010

Crazy Heart


Starring: Jeff Bridges, Maggie Gyllenhaal, Robert Duvall, James Keane (II), Anna Felix
Directed by: Scott Cooper

Crazy heart e daqueles pequenos filmes que uma interpretação apelativa conduz a uma visibilidade que nem nas melhores das hipoteses era esperada pelos seus produtores. COntudo a expansao do filme começou lentamente com as primeiras criticas especialmente positivas para Bridges, que se extenderam aos seus colegas de cast e finalmente ao filme. Isso fez com que o filme adquirisse uma distribuiçao mais alongada e se torna-se num filme com um registo comercial de alguma dimensao.
Crazy heart e um filme simples, que aborda a carreira de um musico profissional cuja fama dentro da Country Music nunca foi elevada, e acima de tudo esta dedicaçao nunca permitiu que a sua vida fosse inteiramente realizada. E um filme sobre a reflexao sobre a satisfaçao sobre a nossa vida, e aqui o filme consegue incutir a emocionalidade necessaria a um filme de vida como este.
Nao tem muita creatividade, tapa demasiados buracos com a componente musical que o filme coloca, mais que um filme sobre um musico e um filme sobre a musica e neste particular estamos obviamente perante um filme muito interessante.
Na componente mais pessoal da personagem o filme e extremamente limitado tudo demasiado repetitivo dentro do contexto de historia de amor entre personalidade sofridas e diferentes, pouco ou nada de novo e acrescentado neste particular numa historia de amor igual a tantas outras mostradas em filmes
Isto nao teria grande problema se o filme nao centrasse a sua historia neste ponto, onde tudo e efectuado apelando mais a emoçao do que propriamente ao coraçao.. Mesmo assim o filme tem bons momentos na forma como aproveita bem a interacçao das personagens para lhe oferecer este caracter mais emotivo
O filme fala de um musico country em final de carreira que se encontra algo perdido na sua vida ate que encontra um jovem mae solteira que acaba por se apaixonar, so que a diferença da vida de ambos e a musica vao problematizar uma relaçao obvia
O argumento nao e brilhante nem prodigo em creatividade e um pouco repetitivo em termos da historia de amor, sem grande moratoria ou valor proprio. As personagens sao bem caracterizadas e isso joga a favor do filme, que resiste mais pela força interior das personagens do que propriamente pela riqueza da narrativa,.
Um filme pequeno normalmente nao e dotado de grande realizaçao e mais uma vez este nao o e resitindo mais graças a força da musica do que propriamente na riqueza de imagens que raramente chega.
O cast e o impulsionador do filme, principalmente um bridges com um papel complicado carismatico, mas mais valorizado pelo historial do actor do que propriamente pela excelencia de um papel num registo muito proprio do actor. Provavelmente valer-lhe a o oscar da academia, mais pela persistencia de um grande actor, do que do um papel fora de serie. e para contextualizar uma Gyleenhall mais modesta, mas mais uma vez certinha num tipo de papel que cabe muito bem em si, pese embora a nomeaçao para o oscar nos pareça exagerado.

O melhor - O carisma de bridges

O pior - Um filme caso de vida

Avaliação - -C+

No comments: