Saturday, March 27, 2010

Valentine's Day


Poucos sao os filmes tao declaradamente dedicados a um especial, e com o intuito de se rentabilizarem numa epoca onde o cinema e tao concorrido como o dia dos namorados. Contudo neste filme isto joga-se em grande, nao so em termos da aposta em Marshall para realizar, um dos realizadores mais conceituados em termos de comedias romanticas. Mas num cast sem comparaçao com alguns dos actores mais conceituados e na moda da actualidade.
O filme cumpriu os seus perceitos na totalidade, com um sucesso instantaneo que ultrapassou a barreira dos 100 miilhoes tornando-se num sucesso inquestionavel, mesmo que criticamente um filme tao linear e objectivo como este seja facilmente arruinado.
Valentines day e daqueles filmes com apenas um objectivo e pouco mais, ou seja o unico interesse do filme era dar pequenas historias de amor, basicas sem grande complexidade, e acima de tudo fazer com que o filme fosse procurado por casais de namorados apaixonados. Neste pretexto o filme cumpre como poucos com historias para todos os gostos, felizes e infelizes, ou seja diversos pontos de vista do que e a comemoraçao do amor.
E certo que nao e um filme complexo nem daqueles que nos faz pensar, pelo contrario e sempre um pouco repetitivo mesmo em termos de historias, quase sempre pouco denso, e isso faz com que pareça como uma mininovela de um episodio.
O escesso de personagens pensado e acima de tudo trabalhado para fazer resultar o filme, nao e de maneira alguma um ponto muito bem elaborado, porque algumas historias parecem ter muito mais para dar, onde apenas o romance Kutsher Gardner parece funcionar na plenitude.
O filme fala de diversas historias de amor, ligadas de forma tenue por pequenos contactos entre os protagonistas de cada uma delas, na envolvencia do amor, no dia de S. Valentim.
O argumento e basico, e um puzzle de personagens trabalhadas apenas para fazerem sentir o amor, e daqueles filmes que se faz com base em chiches romanticos ja utilizados em outros filmes, onde a unica dificuldade e efectuar o elo de ligação entre as personagens,.
A realização de Mashall tem bonsmomentos em termos de estetica do amor, nem sempre consegue efectuar os seus quadros, mas consegue envolver bem as personagens nos contextos em que cada uma esta inserida
O cast e bombastico em termos de nomes, popularidade e carisma, e certo que o filme, nao aproveita o talento de nenhum deles, nem tao pouco tem esse objectivo, o unico e mesmo apetrechar de nomes famosos um filme criado apenas com a vertente comercial

O melhor - A fogueira de nomes

O pior - ALgumas historias mereciam um filme so delas

Avaliação - C+

No comments: