Wednesday, June 10, 2009

Up


Edward Asner, Jordan Nagai, Christopher Plummer, Delroy Lindo and John Ratzenberger

A pixar e dominadora clara no terreno de animaçao, cada novo filme que lança e uma experiencia nova capaz de demolir qualquer tipo de barreira que surja no terreno de animação e que tem conquistado quase todos os anos, sucessos criticos e comerciais assinalaveis, considerando sempre novos desafios ultrapassados em termos de animaçao. Para este ano, deixam de historias paralelas e abordam o ser humano mais particularmente a 3ª idade neste up. Que apesar de ate ao momento ser apenas um exito consistente de bilheteira sem ainda conseguir combater com os primeiros como outros filmes da pixar ja o fizeram, o certo e que do ponto de vista critico mais uma vez a pixar atinge o maximo com criticas muito valorativas, algumas mesmo as melhores do ano.
Up é um filme sobre aquilo que de mais fote tem o ser humano ou seja os seus sentimentos, e tem a seu favor tratar um tema ao mesmo tempo intenso, como proximo de todas as idades que e a capacidade de analisarmos a nossa vida quando vemos o seu fim. E nesse particular para alem de toda a creatividade de um filme completo em termos de genero surge a capacidade de oferecer a este um poder narrativo e uma maturidade de tema fora de comum. Up e um bom filme de animaçao, proximo do melhor que ja vimos da pixar, mas não é o mais coerente. Oferece.nos talvez a melhor meia hora de sempre do cinema, em termos de emoçao natural de relacionamento interior e de beleza, os primeiros minutos da personagem central sao um hino ao cinema e principalmente na forma como este consegue trasmitir e fazer reflectir as sensaçoes mais puras do ser humano. Contudo o filme nao consegue manter o nivel quando parte para uma vertente mais aventureira, mas dirigida para um publico alvo de menor idade, aqui o filme perde algum conteudo, e torna-se algo fisico e vulgar, mas a base criada na primeira meia hora faz com que mesmo as partes menos fortes do filme o seja na analise global que se faz.
Up e uma reflexao sobre a vida, sobre as decisoes uma analise da força dos outros para nossa existencia, nao e um filme com uma toada feliz, e deve ser dos primeiros filmes de animaçao que nao tenta sequer ser engraçado, o que o podera afastar dos mais pequenos, pese embora que na parte final e nas sequencias de maior acçao estes estejam bem presentes como alvo do filme.
A historia fala-nos de um idoso que ve tudo a sua volta a começar a desaparecer,a morte da esposa, a destruiçao do bairro, ate que tenta fazer concretizar o sonho antigo da mulher e transportar a casa para uma zona particular e natural da america do sul, fazendo a casa levantar voo com baloes, e com a companhia de um jovem escuteiro.
O argumento pode a primeira mao parecer algo ridiculo e estranho contudo na forma como o filme se sustenta nos primeiros 30 minutos o filme agarro os espectadores e tudo a volta a cina numa boa liçao de cinema, o argumento tem mais dificuldades em mantes a força nas componentes mais fisicas, mas ja nao precisa quando isto acontece.
A realizaçao e de excelencia, com os melhores meios ao dispor da maior produtora de animaçao de momento, mesmo as defeciencias sao programadas e os exageros na caracterizaçao da persongens tambem, consegue em determinados promenores empolgar o filme, com o retrato de epoca em animaçao.
Quanto ao cast de vozes, parece-nos o parente pobre, sem nenhuma figura de renome e certo que o filme e demasiado sentido e pouco falado para por em causa qualquer escolha contudo um maior carisma nas vozes poderia ser um promenor de nivel

O melhor - os primeiros monumentais minutos

O pior - A acção nao acompanhar a profundidade dos outros momentos

Avaliação- B+

No comments: