Thursday, June 11, 2009

Good


Starring: Viggo Mortensen, Jason Isaacs, Jodie Whittaker, Romola Garai, Steven MacKintosh
Directed by: Vicente Amorim

O estado de graça de David Cronemberg ofereceu a Mortensen, traduz-se numa maior publicidade que cada filme novo que o actor surja tenha a sua volta algum alarido, foi o caso deste Good, realizado por um quase desconhecido brasileiro, e tendo em conta que se tratava de um drama nazi, acabou por apararecer em algumas listas dos pre selecinaveis para os Oscares o que lhe ofereceu o mediatismo que de outra forma nunca teria, contudo e tendo em conta a inexistencia completa comercial do filme, tambem na critica o filme não conseguiu passar com resultados deprimentes que rapidamente o votaram para o esquecimento natural.
´Good tem intenção e acima de tudo intensidade, entrar nas disputas morais na epoca da segunda grande guerra nao e tema facil para nenhum realizador de Hollywood principalmente para os mais inexperientes, dai que se possa dizer desde logo que e um filme ambicioso e corajoso nos seus propositos, mesmo que seja esta coragem que rapidamente o dificulda na sua propria exactidão. Good e um filme que fica demasiado tempo a espera que algo surja, e daqueles filmes filosoficos pouco cinematograficos, e entedeiam rapidamente o espectador. E apenas no filme com a introdução dos problemas mentais no protagonista o filme consegue ultrapassar o primeiro nivel e centrar-se nos seus maiores momentos e nas suas grandes forças que sao as batalhas interiores do persongem. E um filme frio e cru em determinados pontos, mas falta-lhe a imponencia produtiva alicerçada num melhor guião. E um filme que nao oferece prazer a ver e isso acaba sempre por influenciar a forma como o espectador o avalia.
Não e um filme com dimensao de Oscar, e um filme demasiado pausado, contudo tambem nos parece exagerado as valoraçoes demasiado negativas que o filme foi dotado, talvez por ambicionar demais
O filme fala sobre um professor universitario allemao, em pleno dominio nazi que e requesitado pelo aparelho para escrever um argumento de um filme, unindo-se a causa, mesmo que os seus amigos e ideologias estejam no plano oposto, ao qual se reune uma serie de problemas de indole pessoal e familiar
O argumento e demasiado centrado na personagem central nao oferencendo espaço nem capacidade de respirar para tudo o resto que fica demasiado rudimentar, este plano acaba por traduzir um argumento algo pobre na sua concretizaçao e desenvolvimento da historia em si
A realizaçao tambem e modeste os meios sao poucos mas a propria definiçao temporal do filme nao e melhor, ganha nos momentos finais na forma musical com que realiza o caos mental da personagem mas que pouco mais e do que um oasis em todo o filme
O melhor do filme acaba mesmo por ser as interpretaçoes e se o principal protagonista Mortensen ja o vimos em melhor nivel num papel algo repleto de tiques artificiais o naipe de secundarios desconhecidos encontra-se me bom plano com particular destaque para os elementos familiares de base do protagonista

O melhor - Algumas interpretaçoes secundarias

O pior - O tema levanta muito as exigencias

Avaliação - C+

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