Friday, October 12, 2007

Superbad




As comedias sobre sexo, e acima de tudo ultimamente as comedias incidindo sobre os idiotas la da zona tem nos ultimos anos adquirido o protagonismo maximo no reino das comedias, dai que apesar de não ter nenhuma figura de proa, Regen apenas este ano começou a surgir em sucessos de bilheteira, o filme declaradamente um pouco de ambos, conseguiu algo que nem sempre e facil quando se trata de uma comedia, primeiro conquistar a critica, e o publico em simultaneo, tornando-se num dos exitos mais instantaneos do momento. Ao qual nao tera obviamente sido indiferente o sucesso de Knocked Up, dos mesmos produtores, que serviram de alavanca promocional a este filme.

Sinceramente poucos foram os filmes sobre ideiotas, e comedias sexuais, que gostei, primeiro porque todas caem em exageros profundos, depois porque a maior parte delas, são tentativas de rebeldia sem grande piada, e depois porque nunca se sabe quando a escalada vai terminar, desde que os irmaos weiz deram o mote com American Pie surgiu quase 2 dezenas de filmes no mesmo sentido, entre elas e como ultimo momento este Superbad, contudo este tem o ponto a favor da originalidade quase documental com que o filme é tratado e filmado, mas em momento algum se consegue livrar dos defeitos dos outros filmes do genero.

COnsiderar este filme um exercicio creativo é um atentado, o filme limita-se a caracturizar os adolescentes viciados em sexo com uma dose maxima de estupidez, embrulhando-os numa serie de desventuras que na maior parte das vezes raza o patetico, e obvio que os americanos começam a adoptar um sentido de humor proprio e dotado te um vazio de ideias gritante, e que tem vindo a sofrer mais dificuldades para se impor no restante mundo.

E certo que superbad tem qualidades, a forma como o filme e abordado, a sequencia de imagens e o tipo de filmagens adoptadas, algumas piadas perdidas, a forma como acaba mesmo por funcionar junto do espectador, contudo continua sempre a ser um filme basico, rebelde com um humor que pela repetição deixa de funcionar e longe de ser inovador, aspecto que a maior parte da critica assume para este filme.

A historia e a de sempre neste tipo de filme, 3 nerds, decidem que estam a acabar o liceu e desejam profundamente tornarem-se activos sexualmente, ora bem tudo por tudo para isso acontecer, com muitas peripecias e conflitos a mistura principalmente com dois policias completamente loucos. Depois o normal, as meninas giras apaixonam-se pelos nerds, e la vao eles, situações extremizadas ao maximo, ridiculo atingido por diversas vezes, contrastando com momentos em que as piadas funcionam bem, outras mais esporadicas mesmo muito bem.

O argumento vem na senda daquilo que tem sido feito quer pelos seguidores de american pie, quer mesmo pelos de virgem aos 40, alias o filme tem muitos tiques deste ultimo na forma como articula as personagens e acima de tudo como assume a sua identidade, mesmo os enredos do proprio argumento têm o cunho daqueles argumentistas.

O realizador, novo nesta dimensão, nao arrisca muito, confere um aspecto quase documental na fomr a como filma, mas raramente consegue ser surpreendente neste capitulo raramente ultrapassando com estes mecanismos a mediania.

O cast contemplado por miudos, ate com algum talento para a interpretação principalmente para este tipo de papeis, mas claramente limitados do ponto de vista da polivalencia, acabam por funcionar bem na dinamica que o filme quer dar. Ja os mais consagradas e neste capitulo falamos especificamente de Regen, encontra-se longe do carisma e luzes que obteve em Koncked Up.


O melhor - Os primeiros 10 minutos de filme


O Pior - Repetitiva esta formula


Avaliação - C

No comments: