Wednesday, October 10, 2007

Shoot em Up




Era previsivel que o cinema de Rodriguez e Tarantino mais dia menos dia, tivesse seguimento na sua vertente inicial e primaria, por realizadores novos a tentar o mesmo que estes conseguiram, o de serem declaradamente exagerados e com mau gosto, mas que o estilo com que o fazem seja admirado pelos cinefilos. Anormal é que numa estreia de tanto risco consiga se reunir um cast com tanta qualidade como a que Davis conseguiu para esta tentativa de nascer creativamente.

Contudo e obvio que o espaço para este tipo de cinema e curto e a fronteira entre o amor e odio pequena, dai que ao contrario do que se fazia entender, o filme ficou ago ignorado pela critica generalista que o achou demasiado colado aos seus filmes de base, e o publico nao entrou no exagero do titulo, quem sabe por nao ter confiança na batuta que o dirigia.

As sementes do filme estão bem presentes, fazer um filme serie B, puro cheio de acção com o politcamente incorrecto grindhouse, e com o exercicio de estilo proprio, e nestes pontos o filme funciona bastante bem, e emotivo, estilo proprio, original em certos momentos, com um homor que suporta na perfeição o filme, peca porque tudo isto soa a demasiado estudado no filme, ao contrario dos maiorais do new grindhouse, em que este exagero e rebeldia surge de forma natural, Davis nao consegue transmitir isso nesse filme, demonstrando sempre um exagero em escalada que muitas vezes transcende a barreira do cool, para o estupido, principalmente nas sequencias de acção demasiado elaboradas e acima de tudo non sense em exagero.

O filme tem a linha narrativa mais basica que pode haver, um misterioso personagem presseguido pelo passado, esta no sitio errado a hora errada salvando um bebe de morrer o restante do filme e proteger o bebe da quadrilha de viloes, com situações das mais variadas possiblidades. Tudo o resto nao existe, nao tem personagens, nao tem contexto o filme e cru. O que poderia ser um ponto extremamente negativo acaba por ficar enquadrado em todo o contexto do filme.

Claro que este tipo de cinema e de mau gosto declarado de exagero prfundo mas o politicamente correcto assume se a cada dia como a fonte de humor mais forte e neste filme torna-o mais que um filme de acçao numa satira extremente engraçada.

O argumento e declaradamente uma autentica nulidade, personagens unidimensionais, com uma narrativa completamente primaria, num contexto de serie b puro, contudo tudo isto acaba por ser mais positivo se enquadrarmos nos propositos simplistas e de artista do proprio filme.

A realização, e impensavel fazer um filme com estes propositos e estes casts com tao poucos meios produtivos, a qualidade de produção e demasiado fraca, com sequencias de puro atentado aos amantes de boas produções e realização. A sequencia de ar, e um autentico guia de como nao actuar e realizar. Para alem disso e se a nivel creativo ate podemos encontrar pontos muito positivos em Davis na realização isto ja nao acontece, principalmente porque raramente consegue aguentar o ritmo alucinante que o filme adopta nao conseguindo seguir a rapidez que quer empreender ao filme.

A maior surpresa do filme e a qualidade do cast, e quase inexplicavel como actores no seu ponto mais alto da carreira como Giamatti e Owen arriscam um filme completamente primario e incorrecto como este, sem qualquer margem de segurança. Em Owen parece que a sua nao escolha para bond, pode ter motivado este especie de bond negro e incorrecto, que parece mais de acordo com as suas capacidades, estando completamente dominante no filme, embora o filme seja modesto demais para as suas capacidades, por outro lado este tipo de filmes sem exigencia vem colocar um interregno que pode ser prejudicial na sua investida ascendente. Ja Giamatti so se pode compreender este papel numa atitude de rebeldia, numa altura em que surge ligado a projectos de autor e dramas intensos a participação na antitese destes filmes, parece-nos um grito do actor. Contudo ambos encontram-se em bom nivel embora longe de que outros filmes necessitem. Ja belucci e puro elemento decorativo e sensual


O melhor - As frases da personagem de Owen


O Pior - Os tiros no ar... exagero patetico


Avaliação - B-

No comments: