Tuesday, October 09, 2007

Lucky You





O cinema pode ser uma das artes mais ingratas da actualidade, cobrando aos que deram mais e mais, não admitindo que estes desçam ao nivel dos iniciantes. Foi o que aconteceu com este malogrado Lucky You, apos diversos sucessos de Curtis Hanson, os sucessivos atrasos mostravam que nada ia bem com este Lucky you, e quando estreou o pior aconteceu, o filme tornou-se num floop total de bilheteira com registos completamente vergonhosos e uma recepção critica completamente negativa fizeram deste filme o maior floop do ano, e que fosse completamente ignorado fora do EUA, agora a duvida permanece, vão conseguir sobreviver a tamanho desastre.

Desde logo duas coisas sao evidentes ao avaliar este filme, por um lado que Hanson esta obrigado a mais do que uma telenovela sobre jogo, com um argumento e composiçao do mais basico e principiante de Hollywood. Contudo e extremamente exagerado a recepçao negativa que este filme foi alvo, primeiro porque consegue com a sua simplicidade de mecanismos ser uma obra de entertenimento interessante, e com a sua simplicidade emotiva tornar-se extremamente proxima do espectador. Obra que seria agradavel caso se trata-se de um principiante na direcção, contudo para um autor consagrado valorizado como Hanson, o filme obviamente não chega,ja que falta cunho.

A historia e do mais simples que se pode imaginar, uma competiçao pelo titulo de melhor jogador de poker do mundo, disputado entre pai e filho, com uma mulher a mistura, tudo o resto são ou tiques de novelas, ou entao a simplicidade do cinema puro. Obviamente que o filme nao e brilhante, contudo a forma simples com que Hanson aborda acaba por resultar no filme, principalmente porque permite que o tempo passe sem grandes movimentaçoes, e quando da por si o espectador acaba por se envolver no filme.

Contudo e obvio que o publico de Hanson nao seja o tipico desta novela de domingo a tarde, que espera mais profundidade e densidade aos filmes destes, e dai se compreenda a reaçao extremada criada, contdo aos puritanos do cinema, o filme apesar de tradicional consegue o seu principal objectivo que e mais que reflectir, enterter.

O argumento esta longe de ser complexo, profundo ou original, pelo contrario, centra-se em personagens esteriotipadas, com traços narrativos longe de ser originais, e numa linhagem narrativa inumeras vezes repetida, dai que como filme de autor o filme esteja longe de ser valorizado, contudo a sua simplicidade resulta em determinados momentos sem grandes marcos no espetador.

Hanson, habituou-nos a ser um realizador de elite, com filmes fortes emocionalmente, dai que seja algo incompreensivel um filme tao simplista como este, acima de tudo quando se tem a noçao das expectativas criadas em torno das suas obras. Mesmo na realizaçao Hanson parece desinspirado, so no final na realizaçao do torneio o filme consegue ter algum cunho de autor, mesmo que longe de brilhantismos.

Quanto ao cast o filme e dominado por um dos actores mais fortes e carismaticos da actualidade, Bana tem capacidade de preencher os seus filmes como poucos, e neste filme encontra-se a um bom nivel mesmo que este nao abjudique o melhor dele. Ja os restantes actores tao numa fase menos boa. Barrymore, nao passa da namorada do protagonista, e Duvall ta com os tiques de "eu e que sei" demasiado vincados fazendo sempre um papel demasiado ambiguo.


O melhor - O desporto e bom para enterter na 7 arte.


O Pior - hansen vale muito mais que isto


Avaliação - B-

No comments: