Sunday, September 24, 2006


The Road To Guantanamo

Starring:
Rizwan Ahmed, Ruhel Ahmed, Asif Iqbal, Shafiq Rasul, Farhad Harun
Directed by:
Michael Winterbottom, Mat Whitecross

Tamos numa epoca clara de contradição, mesmo no cinema, se por um lado há aqueles que vangaloreiam os feitos dos herois americanos no pos 11 Setembro, por outro lado existe a facção anti america que insiste em nos dar uma visão negativista dos americanos, atraves de documentarios sencionalistas e duros.
Era basicamente isso que se previa com este filme, pela mão de um dos mais polemicos realizadores da actualidade Winterbottom, surgia um documentario ficção que relatava o caminho de três jovens ingleses ate chegarem a prisao de Guantanamo, esperava-se um filme duro, cru e quem sabe exagerado. Mas o realizador ingles nao foi pelo caminho da polemica (se bem que esta estava inerente com o tema do filme) optando por dar uma visão negra dos americanos, com toques de falta de humanismo, mas sempre valorizando o espirito das pessoas, diferenciando a possibilidade de que nem todos sao bons nem maus.. Onde as personagens tem personalidade suas.
Outro dos pontos do filme e que não assume um exagero na forma de tortura o que da mais realismo a um filme que tem como maior objectivo isso mesmo. Contudo a forma documental de filmar retira alguma emoção a um filme interessante e reflexivo que tem dividido a critica mundial, que conduzio a assobios de uns e uma aclamação por outros que culminou com o Urso de Prata no Festival de Berlim.
O argumento tenta ser o mais factual possivel na historia que conta. A realização e a tipica de documentario, com entrevistas as personagens, e com delimitação temporal e espacial bem articulada.
Os actores são imperiais nas suas personagens, ou seja pouco mais nada do que eles proprios têm de ser
Enfim um dos filmes mais polemicos do ano, que apesar de tudo e racional na forma como e feito

O melhor - Extremamente bem realizado, e articulado para os objectivos que se propos.

O pior - Realidade ou factual a duvida ira sempre pressistir,e nao beneficia o que se considera um documentario

Avaliação -B

No comments: