Wednesday, September 13, 2006


The King

Starring:
Gael Garcia Bernal, William Hurt, Pell James, Paul Dano, Laura Elena Harring
Directed by:
James Marsh

No ano passado existiu algum alarido á volta deste filme, primeiro porque era a partida um dos grandes candidatos aos festivais europeus, depois porque marcava uma estreia digamos esperada de Gael Garcia bernal como protagonista num filme falado em inglês.
Contudo o filme nao passou de uma sombra em todos os aspectos, primeiro porque apenas em philadelphia o filme conseguiu um premio, e depois acima de tudo porque o filme passou totalmente ao lado de uma carreira comercial, nao so nos eua mas por toda a europa.
Mas tudo isto esta explicado pela forma demasiado independente e elitista como o filme é realizado, um bom argumento, bons actores, poderia logicamente resultar num bom filme, contudo, o realizador adopta por um lado uma indecisao na forma de filmar, tipica dos realizadores pseudo intelectuais do cinema de autor europeu, e acima de tudo porque lhe dá uma toada morta, que nada tras de positivo a um filme, que se fosse realizado por um realizador sem a ansia de ser diferente poderia resultar bem melhor.
A historia e simples, um jovem sai da marinha, tentado encontrar o seu verdadeiro pai, vendo-se renegado por este, começa secretamente por conquistar a sua filha, depois o filme vai caminhando para um thriller psicologico que so nao fica intenso porque o realizador prefere deambular com uma camara perdida por espaços vazios. E neste ponto reside o grande problema do filme, e que a acção quase que nao exite sendo extremamente aborrecido. A ansia de agradar os criticos europeus e de tal maneira evidente no filme, que ate nos momentos mais intensos do filme parece uma fotografia com movimentos calmos.
O argumento e o ponto mais forte de um filme, que acenta numa historia interessante e intrigante e que merecia um desenvolvimento e uma reprodução menos artistica e mais eficaz.
A realização e intlectualizada ao maximo, nunca seguindo a permissa que no poupar e que esta o ganho. as exigencias do cinema europeu independente parecem evidentes num filme que so perde com o contacto com esse mundo, sendo que a realização de Marsh e o ponto de contacto mais proximo e consequentemente o ponto mais fraco do filme.
Quanto ao cast, Bernal , apesar de ter uma personagem rica a pouca vivacidade do filme como que encobre o qualidade que o papel poderia trazer, Hurt esta eficaz no papel de um pastor cheio de segredos, mas no cast os maiores louros vai para o excelente papel desempenhado por Pell James, que rouba todos os momentos contracenados com Bernal, demosntrando que Underdiscover, são ossos de um oficio que nem sempre e facil, quando a beleza e discutivel.
ENfim um produto algo obscuro de um cinema que por se assumir como independente desprediça oportunidades, pela insitencia em tiques que apenas servem para sublinhar a sua independencia

O melhor - O argumento, forte, complexo e acima de tudo rico em emoçoes

O pior - Os tiques de amador na tentativa de ser alternativo na forma de filmar.

Avaliação - C-

No comments: