Monday, September 11, 2006


Barnyard

Starring:
Kevin James, Courteney Cox Arquette, Danny Glover, Sam Elliott, Wanda Sykes
Directed by:
Steve Oedekerk

Como não podia deixar de ser também a paramount foi contagiada pela febre de animação, nao tendo medo em apostar na epoca alta para lançar o seu produto de animação. Se bem que a aposta não tenha sido tão elevada como a de outros estudos, principalmente a Warner. A paramount apostou tudo num filme simples, e acima de tudo numa toada humoristica para a sua aposta, sem grandes estrelas no cast nem tao pouco com grandes produções. E se é certo que do ponto de vista de bilheteira, esteve longe dos registos dos estudios com historial no genero, também e certo e que de entre os estudios que se iniciaram este ano, este Barnyard foi aquele que talvez melhor receptividado do publico teve, e talvez aquele que menos se esperava, principalmente depois do adiar sucessivo da sua estreia inicialmente previsto para inicio de setembro, contudo a nivel critico o filme teve longe de ser bem recebido, sendo geralmente acusado de ser mais do mesmo e nao inovar em quase nada.
O grande trunfo deste filme acenta acima de tudo na piada da historia assumindo-se como uma comedia de animação, o filme vai entertendo os espectadores que aos poucos vão se apercebendo do drama que o filme contém, e também da moral extremamente relevante. Apesar de uma ideia de base algo disparatade e de algumas sequencias perfeitamente ridiculas e infantis a ponto extremo, o certo é que BArnyard acaba por tar recheado de imperativos morais de uma forma extremamente suave, se bem que estes imperativos estejam longe de ser originais, já que se assemelha em larga escala com a mortaoria de outros filmes de animação, principalmente o velhinho rei leao.
O ponto mais fraco do filme a meu ver esta na produção, demasiado fraca e deficitaria para os tempor que correm, com personagens quadradas, deformadas e com grande limitações de movimentos, confirmando rumores que apontavam que a paramount arriscou o minimo neste filme. Contudo isto de alguma forma prejudica o filme ja que o espectaculo visual esta longe de ser interessante, mesmo que a historia até o seja.
Também a nivel de cast de vozes nos parece extremamente minimalista, principalmente na escolha dos protagonistas, cujas vozes nos parecem extremamente vulgares, nao oferencedo o voto especial que se exigia, ao contrario das vozes de Sheppard e Glover, dotadas de grande envolvencia e que beneficia em longa escala as personagens que as utilizam.
Enfim um filme que apesar de ainda estar longe da qualidade narrativa da Pixar, Dreamworks e 20 century fox, mas que de alguma forma a nivel de argumento esta furos acima dos outros estudios iniciantes, pena e que perca em grande escala em termos produtivos

O melhor - O humor refrescante presente no filme, sem nunca perder a moral

O pior - A produção do filme a este nivel a paramount poderia ter arriscado mais um bocadinho

Avaliação - B-

1 comment:

Susana Fonseca said...

Questão/desafio sobre os filmes de Almodóvar!!!