Sunday, September 17, 2006


The Ilusionist

Starring:
Edward Norton, Paul Giamatti, Jessica Biel, Rufus Sewell, Eddie Marsan
Directed by:
Neil Burger

Nos ultimos dois anos a produtora Yari Film Group lançou duas das obras mais aplaudidas e premiadas da ultima bianal, primeiro o on road Sideways, e o ano passado o OScarizado Crash, este ano a aposta deles, apontava para um tema em voga em Hollywood, o da capacidade de iludir (mais tarde neste ano teremos o aguardado Prestige de Nolan).
Outro dos pontos fortes do filme, referia-se ao regresso de Norton a papeis de protagonismo num filme com dimensões e aspirações bem maiores do que o ja comentado neste blog Down in the Valley.
O ultimo ponto de interesse deste filme, residia na abertura da epoca de prémios, sendo como que o primeiro filme assumidamente lançado com algum pensamento na epoca dos prémios.
E o que se pode dizer deste ilusionist, desde logo que é uma grande produção de um estudo pequeno que reuniu todos os seus esforços para fazer um bom filme, e o certo é que conseguiu agradar quer publico quer criticos com a sua intrigante mas apaixonante historia.
Estamos sem duvida frente a um dos titulos mais inovadores, originais e com qualidade do ano, baseado num argumento muito bom, o filme prega numa intriga de misterio e ilusão o espectador de inicio ao film do filme, com toques claros de romance que aos pouco vão dando a sensação de estarmos perante um filme bastante completo. Contudo tendo em conta que se trata na minha opinião de um thriller de epoca sem grande moralismo, penso que dificilmente poderá ser uma das candidatas aos oscares, principalmente tendo em conta a sua precepitada data de lançamento.
O argumento e a forma produtiva do filme e muito bem conseguida conseguindo recriar de uma forma muito real a epoca que contextualiza a historia, o argumento e um dos argumentos mais bem controidos e coesos dos ultimos tempos, se bem que por vezes possa ser considerado demasiado encoberto ou mesmo previsivel, o certo e que as personagens vão se movimentanto e interagindo com um sentido muito pratico e interessante para o desenvolvimento da historia.
A realização, é surpreendentemente eficaz, tendo em conta que se trata de um principiante, ficando na retina os bons momentos dos shows de ilusão protagonizados pela personagem de norton e magistralmente realizados.
Por ultimo estamos perante um cast extremamente rico, com Norton a voltar a velha boa forma que tanta popularidade lhe deu, dando-nos um papel recheado de misterio mas que resulta bastante bem, tambem Sewell e principalmente Giamatti têm grandes prestações, no filme nao sendo de descuirar a possibilidade de Giamati repetir nomeação para Actor secundario, tendo em conta a qualidade do seu papel. Por ultimo Biel, mesmo sendo um nome menor e o seu papel nao ser tao exigente acaba por se enquadrar bem no filme, se bem que nao deslumbre.
Enfim um filme que tem a capacidade de ilusionar o espectador.

O melhor . a Qualidade do argumento, tinhamos saudades de um argumento interessante e inovador.

O pior - Ao mesmo tempo o filme e demasiado encoberto da um bom filme ao espectador mas encobre muito do que ainda podia dar.

Avaliação - B+

No comments: