Sunday, March 19, 2006


Os Três Enterros de um Homem

Starring:
Tommy Lee Jones, Julio Cedillo, Vanessa Bauche, Dwight Yoakam, Barry Tubb
Directed by:
Tommy Lee Jones

Muitas vezes Hollywood é um pouco ingrata com as suas estrelas, principalmente quando estas tentam dar um novo rumo à sua carreira, colocando-se atrás das cameras em projectos pessoais. Assim Tommy Lee Jones teve de recorrer a dinheiro europeu (Besson) e mexinaco para tornar real esta sua obra. Contudo a critica americana constuma funcionar em direcção opoata idolaterando este tipo de obra de forma a considerá-la quase um qulto.
Será assim esta obra tão singular? A minha opinião não vai neste sentido, apesar de retratar a honra como necessidade básica de qualquer americano profundo, o filme acaba muitas vezes por se tornar nos tipicos filmes de viagem longa com os problemas tipicos destas, oferecendo uma caracterização fisica desgastante, sempre perante principios como defesa de honra e vingança.
Mesmo assim estamos perante uma obra bastante fiel na reprodução das dificuldades da america desconhecida, longe da azafama das grandes cidades.
Assim estamos perante duas personagens em tudo semelhantes, com as emoções resguardados no canto mais obscuro das suas personalidades, vão seguir uma viagem até ao Mexico com o intuito de enterrar Melquiades Estrada, um Mexicano misterioso que se vai revelando ao longo do filme. O filme oferece imagens algo cruas principalmente do cadaver que segue durante toda a viagem. Apesar da originalidade e da boa realização do filme, o filme peca em determinados aspectos, alguma falta de ritmo que quase deixa o espectador vagarosamente seguindo filme, e uma montagem inicial algo confusa, que acaba por não trazer nenhum beneficio ao longo do filme.
De referir a escolha de um cast bem conseguido, já que se por um lado a integração de Lee Jones é prefeitamente justificada, tendo em conta que se trata de uma obra intimista quer dele quer mesmo da sua personagem, a escolha de Pepper para o papél mais dificil do filme acaba por se ganha, dando a clara ideia que este actos se torna cada vez mais eficaz depois de um inicio complicado marcado pelo prtagonismo num dos filmes mais mal amados de sempre o cientológico Batfield Earth.

O Melhor. A dureza dos cenários, e a interpretação de Pepper.

O Pior: Demasiado profundo no retratamento de uma America quase desconhecida para um Europeu, que tem dificuldade em estabelecer paralalos do filme com a realidade

Avaliação B-

No comments: