Monday, March 13, 2006


The Family Stone - A Joia da Familia.

Starring:
Dermot Mulroney, Diane Keaton, Sarah Jessica Parker, Claire Danes, Rachel McAdams
Directed by:
Thomas Bezucha

Poucos filmes conseguem uma antitese tão grande como esta obra, capaz de extremar emoções, variando entre uma comédia familiar, com momentos de drama intenso, A joia da Familia é a partida uma das obras mais singulares do final de 2005, conseguindo reunir todos os ingredientes das softs comedias familiares com a profundidade de obras de autor e marcadamente trágicas.
Assim entramos na casa dos Stone, familia completamente atipica, capaz de juntar as mais diversas personalidades, colocando-nos na prespectiva de Meredith (Parker), aos poucos as nossas emoções relativas a familia vão-se moldando como a da personagem, acabando por conseguir uma grande cumplicidade com o espectador.
O filme vai ganhando aos poucos intensidade, intercalando momentos de humor, com episodios de soltar a lágrima, sendo que é na diferença de eficacia entre estes dois pontos que reside o aspecto mais débil do filme. Se por um lado a vertente dramática está muito bem contruida, capaz de facilmente emocionar e abalar o espectados, os conteudos cómicos e com maior relevância os envolvimentos amorosos, carecem de realismo e profundidade, quase retirados de histórias de encantar. Dai que na minha opinião considere um bom ensaio este filme que com uma boa conjugação destes dois segmentos poderia ter sido uma obra singular no panorama cinematográfico. Mesmo assim estamos perante um bom filme, mesmo que por diversas vezes caia na rotina das comédias familiares, com os seus vicios menos salutar.
No que diz respeito ao argumento, este poderia ter potenciado uns dialogos mais marcantes, ja que as personagens apesar de algo esteriotipadas dariam aso a mais qualidade.
A realização é competento, sendo uma das grandes armas do filme o brilhante cast, recheado de actores tipicos deste género de filmes, salientando-se as excelentes caracterizações de Parker, Mulroney e assima de tudo McAdams a assumir-se como uma das actrizes a ter em conta num futuro bastante próximo.
Enfim um filme arrojado, que poderia ser melhor mas mesmo assim está muito acima da mediania das obras semelhantes

O melhor- Vamos rir, chorar e descobrir emoções que pensavamos impossiveis de conjugar

O Pior- As historias amorosas, parece que o autor limitou-se a fazer o mais simples neste parametro

Avaliação - B-

No comments: