Monday, September 09, 2024

Twisters

 Quando começaram a ser anunciados os projetos com ambição de se tornarem blockbusters este Twisters surpreendeu já que o primeiro filme, embora um sucesso comercial ficou longe de ser um filme criticamente reconhecido, e acima de tudo por conseguir ir buscar para a sua realização um realizador cujo o seu projeto de base tinha sido uma das sesnsações criticas dos ultimos anos. Logo apos as primeiras visualizações percebeu-se que o filme tinha criticamente resultado, ao contrario do seu antecessor com avaliações competentes. Faltava agora o teste comercial onde as coisas tambem funcionaram ajudando nesse particular o momento comercial de Powell.

Sobre o filme poderiamos dizer que existiam dois pontos que o filme teria que provar, o primeiro era que a evolução do cinema poderia tornar as sequencias ainda mais realistas e aqui o filme funcionou por completo, e depois criar elementos que permitissem o entertenimento fluir e aqui tambem me parece que as coisas se concretizaram, resultando num previsivel mas ao mesmo tempo competente filme de verão, com objetivos curtos, mas ao mesmo tempo com a capacidade de ir prendendo o espetador.

Um filme desta natureza depende sempre muito do realismo e da forma como realiza os seus momentos de açao, e aqui, mesmo sem uma assinatura que poderia ser esperada de um realizador de filmes mais intimistas o filme consegue um ritmo elevado, o que ajuda a presença de diversos personagens com espaços muito proprios, que acabam por dar esse ritmo fundamental.

Nao obstante destes aspetos fica sempre a ideia que o cast, recheado de atores em ascesão embora apenas me parece que Powell ja esteja no patamar superior, estes tem claras limitações dramaticas que acabam por fazer o filme, em espaços, se tornar algo esteriotipado e previsivel, embora consiga aquilo que e essencial num blockbuster que e ir ao encontro do publico.

A historia fala de uma jovem meteriologista que perdeu dois amigos e o namorado num tornado, em busca de testar uma hipotese sua que e contactado por um ex elemento do seu grupo de forma a tentar o ajudar a estudar tornados, onde acaba por interagir com um estranho grupo de youtubers com o mesmo proposito.

O argumento do filme acaba por ser simples, diretivo, mas ao mesmo tempo sabe potenciar ritmos. Nao e um filme surpreendente ou que nos deixa particularmente surpreendidos mas acaba por conseguir atingir de forma facil os seus objetivos.

Na realizaçao a presença de Isaac CHung, foi surpreendente depois de ter colocado MInari na rota dos premios. Em termos de efeitos especiais e utilizaçao dos mesmos, temos competencia embora pareça mais uma tarefa bem feita de uma grande produtora do que um filme de assinatura que se esperaria mais de um realizador com o sucesso do filme anterior.

No cast temos a liderar Edgar-Jones num otimo momento comercial, num papel repetitivo e mesmo proximo de outros por si efetuados num misto de debilidade e força que se tornam num lugar comum da atriz. Powell esta num otimo momento comercial e aqui continua, o publico gosta do seu lado descontraido, mesmo que me pareça um ator com claras dificuldades interpretativas. De resto um conjunto de jovens atores em ascenção a ganhar minutos de palco.


O melhor  - As sequencias de tornado

O pior - Os atores não sairem do que ja tinham feito


Avaliação - C+

No comments: