Sunday, September 29, 2024

Horizon - An American Saga Chapter 1

 Apresentado em Cannes com toda a circunstância este projeto megalomano de Kevin Coster, fracionado em quatro filmes de longa duração que inicialmente foi pensado em ter os filmes lançados de uma forma sucessiva, acabou por ser recebido com sentimentos mistos que acabou por conduzir a que também comercialmente as tres horas de duração do filme fossem um problema e tornassem neste filme um desastre de bilheteira que o Streaming tentara colocar noutra vertente, embora o investimento ja feito necessite de urgencia nas decisões que conduziu ja ao atraso do segundo filme.~

Sobre a historia podemos dizer que se trata da introdução, vamos para o caminho onde Costner foi mais feliz na carreira os westerns da origem americana, ele sente-se bem no detalhe das circunstancias, das aldeias da luta entre indios e Cowboys, mas para um filme com uma duração tao longa fica a ideia que falta muita coisa ao filme, desde logo impacto de personagens, intensidade e mesmo alguma profundidade narrativa, onde tudo parece uma telenovela de linha basica.

Claro que se calhar so se vai conseguir medir o impacto total da obra quando completada, mas para primeiro filme era necessario mais elementos atrativos, os segmentos de Jena Malone acabam por ser os mais impactantes mas sao vinte minutos, muito das personagens e escondido, para alem de percebermos que nos caminhos se vao encontrar em diversas linhagens narrativas, mas mesmo estas sao desiquilibradas.

Sai assim um monotono western que nos parece um projeto demasiado grande para aquilo que demonstrou no primeiro filme, nao obstante da fidelidade de Costner em filmar nestes cenarios e acima de tudo na ambiçao de fazer uma obra tão grande e forte, mas que tem que trazer muitos mais elementos fortes para se fazer vincar.

O filme fala de um clima de guerra pelo territorio a procura do segredo de Horizon, por nativos e colonos a procura do seu espaço, depois de algumas batalhas e acima de tudo muitos desejos de vingança, num conjunto de personagens a procura desse espaço.

E no argumento que residem as maiores dificuldades do filme, as personagens nao sao fortes o suficiente, mas mais que isso a intriga não tem o ritmo para aguentar minimamente as tres horas de duraçao. So os filmes seguintes poderao confirmar a qualidade global do projeto mas este arranque nao foi o mais forte.

Na realizaçao COstner teve o seu maior sucesso neste registo e tenta-o repetir com muitos dos pontos que lhe deu o sucesso, a integraçao da musica, a forma quase simplista com que constrou cidades e acima de tudo o silencio iconico de algumas personagens. E alguem que sabe o que esteticamente um filme desta natureza pede embora fique a ideia que o guião tinha de puxar muito mais pelo filme.

No cast este primeiro episodio apenas apresenta personagens sem lhes dar o relevo que talvez as mesmas necessitassem. Costner nunca foi um ator de primeira linha, sendo que neste primeiro filme e Malone e Jamie Campbel Bower que tem os melhores momentos, num cast recheado mas neste filme apenas apresentado.


O melhor - COstner sabe filmar westerns

O pior - Demasiado longo para o que dá


Avaliação - C

No comments: