Lançado nos festivais pre oscares este filme sobre o mundo motard entrou com algum entusiasmo dai que algumas pessoas acharam estranho o facto do filme atrasar o seu lançamento para o verão seguinte, se calhar pensando que teria poucas chances nos premios e que o estatuto comercial de Butler poderia funcionar melhor comercialmente. Na estreia mais global o filme conseguiu boas avaliações mas comercialmente falhou, ficando a clara ideia que a aposta no valor critico poderia ser mais bem conseguida do que ir para o lago dos tubarões.
Sobre o filme podemos dizer que começa bem, na introdução no grupo, nas suas características iniciais, no ponto de vista externo de alguém que começa a respirar aquela forma de vida. Com o passar do tempo e com a intriga o filme vai perdendo força, porque a intensidade do conflito nao entra em crescente ficando a ideia que quando damos por nos tudo escalou sem percebermos muito bem como, e no final fica muita coisa por responder e acima de tudo muita coisa que nao conseguimos entender principalmente na personagem silenciosa de Benny.
O filme tem secundarios bem trabalhados, outros que fica a sensação que sao apariçoes, mesmo sendo interpretados por atores conceituados. Fica a ideia que o filme funcionaria com uma duraçao superior e se calhar que perdesse menos tempo no lado concetual de Benny e mais nas dinamicas de grupo. Fica a sensação que e um filme com os ingredientes todos no ponto, mas que por sua vez o resultado final pouco mais é que satisfatorio.
Num tema intenso que muitas vezes trás bons filmes e boas opções dentro do cinema, temos um filme competente, que até é bem projetado mas pior na sua concretização, e no equilibrio de tempo. mesmo assim e um filme vincado que deixa a sua marca no espetador, mas claramente insuficiente para ser um filme de premios e um lider de bilheteira.
O filme fala do trabalho de um escritor na forma como tentou perceber as dinamicas dos grupos motards, e na ligaçao e ascenção que os mesmos tiveram no mundo do crime, num grupo criado inicialmente por amor, que se tornou num gang em toda a dimensão da palavra.
O argumento tem uma base interessante, um tenta intenso, na base de um livro de investigação, mas na produção do filme falta alguns elementos de ligação, não só na historia que o filme quer ter, e na intensidade que quer ter, nao ajudando uma personagem que quase nao fala para encabeçar todo o filme.
Na realizaçao Nichols e um realizador que a critica gosta, com alguns filmes intimistas mas proximos da critica especializada, que aqui consegue entrar no lado mais selvagem do grupo, ainda que se denote pouco risco no lado artístico do filme. Nao e um realizador de imagens mas sim de palavras.
No cast temos os atores nos seus terrenos mais confiantes, Butler no lado enigmático mas monocordico ao longo da sua carreira, um Hardy que começa a ser repetitivo em alguns maneirismos, sendo o filme mais funcional no lado de Corner e principalmente arrebatado nos momentos isolados de Shannon que se calhar mereciam mais tempo de ecra.
O melhor - A introdução.
O pior - A intriga ter sido mal preparada e numa fase tardia
Avaliação - C+
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