Sunday, September 11, 2022

Thor : Love and Thunder

 Uma das grandes apostas da Marvel e da sua parceira Disney para este verão era este regresso de Thor, principalmente pelo sucesso comico e comercial do filme anterior, mas tambem pela curiosidade de ver um dos atores mais valorizados da atualidade a encabeçar o vilão do filme. Apos as primeiras visualizações de imediato se percebeu que o filme nao iria ser o sucesso critico esperado, muito pelo estilo demasiado comigo e quase Goofy do filme. Em termos comerciais o filme acabou por continuar a senda de bons resultados da Marvel os quais são conseguidos indepententemente da qualidade do produto.

Este THor e daqueles filmes que vai agradar quem gostou do anterior, porque mais que um filme de açao de intensidade maxima e uma comedia de açao que perde grande parte do tempo em ser ironica e em discursos sem sentido narrativo mas mais em sentido comico. Tambem narrativamente a historia parecia poder ir mais longe com a questão da crença em deuses, mas que Waiki abandona para tornar numa constante ironia e parodia ao personagem central, escolhas que encolhe claramente o filme.

E porque razão e que achamos que o filme encolhe, porque se calhar merecia mais vilão, apostando em Bale e num dos mais terrorificos viláo da Marvel, esteticamente bem construido se bem que não imune a polemica o filme apenas o aproveita para duas ou tres cenas ficando a ideia que valeria a pena um filme maior que trabalhasse mais o outro lado porque e claramente aqui que o filme funciona porque tudo o resto em termos de dinamicas ja foi visto.

Ou seja um filme mediano, longo do que de melhor ja foi feito na saga, que desaproveita pelo menos em tempo de ecra os eu grande trunfo para se tornar numa comedia satira. Waiki ainda consegue trazer muitos recursos visuais, principalmente quando entra no vale das sombras, mas de resto e muita cor e nem sempre com o melhor conceito.

A historia segue Thor que acaba por novamente encontrar Jane Foster a qual agora e Mighty Thor e tem consigo o recuperado martelo base do heroi, os quais vao ter de reunir esforços para combater um vilão que tem como objetivo aniquilar todos os deuses do universo.

No que diz respeito ao argumento a historia de base é simples, pouco original, muito direcionada para um objetivo. Moralmente no final podera ter uma maior riqueza do que a maioria dos filmes da Marvel, mas fica a clara ideia que no percurso o filme se perde em conversas comicas non sense e menos no fortalecer da intriga de base.

Waititi e um dos realizadores mais promeninentes em hollywood principalmente depois do sucesso pelo de Jojo Rabbit. O filme tem cor, tem meios, tem algumas escolhas que demonstram o talento, como as sequencias a preto e branco, mas depois perde-se em excessos de meios. Nao sera com este estilo que conseguira ser um autor de primeira linha.

No cast Hemsworth encaixa perfeitamente no thor comico que Waititi mais prefere e nisso o filme funciona. O recurso Bale para uma personagem muito estetica era de risco zero, e o ator domina o filme nos momentos em que aparece ficando a ideia que a personagem merecia maior conteudo e mais tempo de ecra. Bons momentos de Crowe como Zeus.


O melhor - Os momentos de Bale e Crowe


O pior - O filme abdica de ser um filme de ação para ser uma comedia aparvalhada


Avaliação - C+



No comments: