Sunday, February 14, 2016

Deadpool

Chegou a hora do heroi mais incorreto da Marvel, inserido no mundo de X-Man e depois de uma participaçao quase inexistente em Wolverine, DeadPool tem o seu filme, na tentativa de outros estudios que não a Disney consigam fazer rentabilizar super herois da Marvel. Este filme claramente mais comico e num circuito mais noir convenceu a critica com avaliações positivas e parece estar a resultar junto do publico que o tornaram na analise dos primeiros resultados um dos sucessos maiores dos primeiros meses, e marca o arranque de 2016 em termos de sucessos de bilheteira
Sobre o filme se estamos a espera de um filme de super herois podemos esquecer entrar na sala de cinema, Deadpool não e nem quer nunca ser um filme de super herois, muito pelo contrario pare obvio que a ambição e ser para os filmes de super herois aquilo que Ases pelos Ares foi para o cinema de ação dos anos 80 e 90 ou seja satira pura, e que cada momento seja criado para nos dar uma gargalhada disparando em toda a direcção.
E no valor comico que o filme tem toda a sua linhagem e todo o seu funcionamento com um humor atual, auto critico e muito funcional que transforma este Deadpool numa das melhores comedias dos ultimos anos naquilo que realmente e o funcionamento basico de uma comedia, fazer rir, podemos dizer que falta profundidade ao filme, que a entrada no horizonte X-Men e feito de uma forma demasiado pouco trabalhado, mas parece que os objetivos de Deadpool e o humor e nisso o filme funciona como poucos filmes.
Dai que podemos facilmente sublinhar que entramos com o pe direito no ano de blockbusters com um filme que junta uma acção com meios interessantes com uma creatividade risco no sentido de humor que o fazer um dos filmes mais proximos dos espetadores nos ultimos tempos. Demonstrando que mesmo no lado cinzento e objetivos dos super herois existe creatividade para abordagens diferentes, e dai devemos acima de tudo sublinhar este filme.
A historia fala-nos da criaçao de DeadPoll um bad guy que para sobreviver a uma doença terminar aceita despertar os genes mutantes que o vao deixar completamente desfigurado e com um desejo interminavel de vingança por quem o deixou assim.
Em termos de argumento dois pontos completamente diferentes, na historia propriamente dita, pouco ou nada de novo, na velha historia de vingança, no resto tudo de diferente, original e creativo, no humor, nos adereços, nos promenores, nos paralelismos e claramente um dos filmes mais arrojados e conseguidos filmes de super herois, so que sob a forma de comedia.
Tim Miller e um realizador incorreto aqui mesmo tendo um filme mais para a comedia do que para açao não coloca de lado os efeitos, trabalhado-os bem, consegue elevar o filme para alto nivel de estrutura, e arrisca na forma como o filme e montado, claramente um dos grandes vitoriosos do filme.
Mas o mais vitorioso e Ryan Reynolds um actor serie B, que já por diversas vezes tentou ser super heroi o que nunca conseguiu, aqui tem claramente a sua personagem, o seu lado idiota funciona em termos de humor, e as suas deficiencias interpretativas faciais não estão a cobro pelo uso de uma mascara extremamente funcional. No lado do vilao Skerin depois de um horrivel transporter melhora bastante dando ao lado negro aquilo que o filme necessita.

O melhor – Uma das melhores comedias dos ultimos anos.

O pior – Poderá deixar alguns fas dos filmes de super herois enfurecidos.


Avaliação - B+

No comments: