Saturday, July 11, 2015

Jackie & Ryan

Com o passar do tempo Katherine Heigl que já foi a menina das comedias romanticas perdeu espaço pelo que e mais comum a ver em papeis diferentes em filmes menores. Este e um projeto de ligaçao entre amor e musica numa toada dramatica, que foi apresentado em 2014 no Festival de Veneza, contudo sem grande chama com avaliaçoes medianas incapazes de funcionarem como arranque para o filme, e comercialmente estreia calmamente com muito pouco ruido sem grande ambiçao das bilheteiras.
Este e o tipo de filme romantico que lhe falta tudo, desde cor na realizaçao desde força nas personagens e só parece ser resgatado quando o argumento e colocado de lado e as personagens se conseguem exprimir pela musica, o que pode ser uma escolha da realizadora mas deixa muito de fora se assim o for, e isso implica que o filme mesmo curto em duraçao tenha muitos momentos mortos e deixe muitas das proprias persoangens morrer.
E dficil fazer um filme romantico dramatico, principalmente porque rapidamente cai na lamechisse e no exagero romantico, nas relaçoes pouco trabalhadas no passar de etapas que funcionam menos bem como filme, e aqui este como muitos outros filmes caem nesse erro. Mesmo nos conflitos dramaticos de cada um dos dois personagens centrais cai em muitos cliches obvios de filmes mais pequenos.
Em suma um drama sem chama que tem bons momentos musicais mas nunca consegue encontrar o seu espaço enquanto drama, limitando-se a ser um filme mediocre com boa musica, e onde esta pela pouca força das personagens acaba por se tornar facilmente no centro do filme.
A historia fala de um cantor de rua, com ambiçao em tocar, que acaba por iniciar uma relaçao proxima com uma ex- produtora musical na falencia, e em luta judicial pela custodia da filha, duas pessoas na mo de baixo que tentam se ajudar para chegar a felicidade.
O argumento e de uma maneira geral frouxo, principalmente na caracterização das personagens e aquilo que elas por si so dao ao filme. Parece que a relaçao sendo o epicentro do filme deveria ser mais trabalhada e mais intensa emocionalmente, parece sempre querer deixar tudo o resto para segundo plano da musica.
Ami Canaan e uma realizadora que já trabalhou com alguns actores conhecidos sem grandes resultados e aqui tambem não tem, a escolha por uma aldeia pequena e fria parece certa na falta de luz que podera ser um bom contexto para a historia mas simplesmente não tem risco nenhum nunca querendo dar algo de diferente e marcante ao filme.
O duo de protagonistas tem carreiras diferentes mas ambos tem defice de uma grande interpretaçao, Heigl parece agora pisar um terreno dramatico que lhe pode dar outro tipo de recursos pese embora a baixa de popularidade possa conduzir ao seu desaparecimento do panorama principal de hollywood neste filme a personagem e insuficiente para grandes voos. Barnes e daqueles actores que nunca tendo assumido um papel de destaque vai fazendo carreira em filmes de acçao de baixa produçao, aqui da um lado mais dramatico que não sendo fabuloso e mais convincente do que o seu lado de heroi

O melhor – A musica

O pior – A falta de força das personagens e da relação central


Avaliação - C-

No comments: