Sunday, October 24, 2010

Red


Pode a DC fazer um filme que não seja intimamente ligado com o mundo de super herois, esta pergunta parece disparatada mas quando vimos o conceito de RED percebemos logo que sim, pelo facto de estarmos perante um filme que nos tras uma ex equipa do CIA numa actividade paralela, sem poderes nem tao pouco pensada em termos de comics. A força do filme esta totalmente no magnifico cast reunido que conduziu a que por um lado criticamente o filme saisse com resultados positivos pese embora nao deslumbrantes, e comercialmente as coisas nao tenham sido muito famosas, talvez porque conceitos deste genero necessitam sempre de alguma coisa mais e neste momento Willis já nao funciona dessa maneira.

Red e um filme de momentos em que contorna sequencias de acçao ou mesmo de algum humor com alguma força e intensidade com uma historia de base algo débil pouco interessante que anda sempre a reboque destes momentos mais felizes do filme principalmente na forma como os elementos do grupo interagem entre si, com particular destaque para a personagem surpreendente de Malcovich.

Outro dos pontos do filme que nao funciona na perfeiçao e o facto de querer dar demasiada intriga a suspence que faz com que o filme fique orfão de um vilao resistente e forte que a forma como o filme esta montado parece requerer, durante algum periodo Urban funciona nesse lado mas rapdiamente percebemos que o seu lado humano nao pode ser o que contrapoem as maqunas de guerra do outro lado.

O filme fala de um ex agente do CIA que se encontra a ser seguido por todas as forças e mais algumas de forma a nao revelar o que sabe relativamente a uma missao no Guatemala, contra tudo e todos faz-se acompanhar de outros agentes ja retirados e da paixao que criou com uma operadore de call center.

O argumento nao dos mais famosos que vimos nem tao pouco em filmes de acçao a historia central e muito pouco original e interessante e nao fosse alguns momentos bem criados mais por dinamica de realizaçao o filme nao tinha muita vida propria. Ja que os proprios dialogos ou a profundidade dos dialogos nao sao excepcionais.

Em termos de realizaçao temos bons momentos, mesmo nao sendo um filme esteticamente bem realizado tem promenores de autor como a introduçao dos locais e fica na retina os bons momentos de realizaçao nas sequencias de automovel, um dos melhores aspectos do filme.

QUanto ao cast o filme reuniu-se de quantidade e qualidade em grande numero sendo mesmo o grande investimento de todo o filme. Wills tem a sua persnagem natural o heroi mal disposto mas que lança algumas piadas ha algum tempo que ja nao tem o segredo de outros tempos mas vai resistindo. Dos secundarios e ajudantes de luxo sobressaiem a surpresa da vitalidade fisica de Mirren, a loucura num papel refrescante de Malcovich e o carisma de Cox em bons papeis mesmo para as recheadas carreiras, em pior lado ficou Parker e Freeman, com lados quase dispensaveis. Quanto ao outro lado Urban tem muitas deficiencias para assumir filme com esta dimensao e este grau de exposiçao.


O melhor - Malchovich e a sua personagem


O pior - A falta de intensidade da historia da base.



Avaliação - C+

1 comment:

Ida Feldman said...

Olá!

Meu nome é Ida Feldman e estou divulgando o II Festival IESB de Cinema.

Esse Festival visa valorizar e difundir a produção audiovisual realizada por estudantes universitários do Brasil, além propiciar um espaço de interação, troca e estímulo a trabalhos semi-profissionais do audiovisual. Poderão participar estudantes de todos os cursos das universidades brasileiras e cursos livres de audiovisual, desde que o autor da obra seja o estudante.

Meu contato com você é para saber se é possível a divulgacão do nosso Festival no seu blog.

Mais infos estão no blog oficial do Festival: http://festivaliesbdecinema.blogspot.com/p/regulamento.html

Ficarei grata se puder contar com o seu apoio.

Ida Feldman
Divulgadora On Line
II FESTIVAL IESB DE CINEMA
11.7838-6765