Tuesday, October 05, 2010

Jonah Hex


Para este verão em seguimento de outros super herois ja estreados um pouco por todo lado, saia mais um com a chancela da DC. Mais um vingativo apostado em fazer vingança aqueles que mataram a sua familia. Com mais ou menos meios, o tema tem sido repetitivo mudando a identidade e o contexto de actuaçao do heroi. Contudo apostar num filme como este em pleno verao de blockbusters e um risco demasiado arriscado. E este filme pagou caro e bem caro esta factura, uma vez que em termos criticos nao tinha ambiçao para ultrapassar alguma mediocridade, ou seja nada de novo, mas comercialmente traduziu se num dos maiores floops do ano, se nao mesmo o maior fiasco comercial.

Jonah Hex e o tipico filme traduzido em comics, uma historia narrativa simples, pouco de novo, tradicionalmente violento e muito pouco a acrescentar. Em tudo isto acaba por ser demasiado normal faltando lhe alguns argumentos que o diferenciem de outros filmes semelhantes por exemplo The Punisher.

A este fenomeno associa-se alguma falta de força do vilao ou mesmo algo que o impulsionasse para alguma originalidade, que o retirasse da segunda divisao de super herois façanha que era quase impossivel acontecer.

O filme fala de um ex militar dos EUA que ve um vilao lha matar toda a familia, desde esse momento vive numa sombra ate que descobre que a pessoa que tanto quer se vingar ainda esta viva e atenta o seu pais com planos maquiavelicos. surgindo a altura ideal de fazer vingança

O argumento e pobrezinho de principio a fim, so com o unico pretexto de criar algumas sequencias de acçao que em determinados momentos sao bem trabalhadas, mas pouco mais principalmente deficitario na ma construçao de personagens todas elas demasiado basicas.

A nivel de realizaçao o facto de estarmos perante um novato faz com que contraponha bons momentos esteticos com outros de menor qualidade contudo falta alguma autoria ao filme que nunca consegue adquirir um estilo proprio que se impunha tendo em conta estarmos num filme de super herois.

Em termos de cast Brolin e demasiado antipatico para protagonizar um filme de super herois e mais talhado para outro tipo de registo pese embora convença como duro, Megan Fox e uma actriz bonita e pouco mais e o filme nao exige nada mais desta, e por Malchovich ja teve melhores momentos na carreira e a dignidade deveria o impedir de fazer determinados filmes como este.


O melhor - e simples


O pior - Nao era necessario


Avaliação - C-

No comments: