Sunday, October 11, 2009

Cloudy with a chance of metballs


Starring: Bill Hader, Lori Alan, Shane Baumel, Robert Bergen, Cody Cameron
Directed by: Christopher Miller, Phil Lord

Todos sabem que setembro e outubro sao meses propicios para grandes surpresas em termos comerciais, principalmente no terreno de animação onde são lançados titulos de segundo plano na expectativa de vingarem num espaço silencioso e desocupado do mercado de verão. E de todos os concorrentes acabou por ser este peculiar e curioso filme de animação aquele que melhor conseguiu resultar na bilheteira, sendo que criticamente e tratando.se de um filme em que chove comida, a ideia ate acabou por ser aceite dentro do possivel com criticas generalizadamente positivas
O primeiro ponto que se deve fazer deste filme e a sua originalidade ou seja mesmo sabendo que cairia no ridiculo facilmente com o seu excesso de fantasia, aventurou-se nesse objectivo contornando os pontos mais intrigantes do tradicionalismo de animação, nao procura primores tecnicos nem tao pouco uma linhagem narrativa coerente, mas sim surpreender, ser exagerado na forma como tenta chegar aos pontos principais de uma moral subtil, mas que nem sempre fica ao alcande do espectador.
Contra si tem obviamente o caracter estranho e quase ridiculo de todo o filme, o que nao permite retirar de forma obvia as ilacções que do filme se quer tirar, mesmo estas acabam por nao ser tao significativas como a maioria dos filmes de animação, jogando contra si tambem o caracter pouco trabalhado de uma produçao de segunda divisao de animação.
o filme fala-nos de um cientista pouco integrada na sociedade que de repente ve-se como idolo da cidado por permitir controlar que tipo de comida e que chove, consoante os gostos de uma população, mas como tudo que se cria a ultrapassagem ao criador e efectuada e muitos problemas surgem com este facto.
O argumento e creativo e original, mas cai facilmente no ridiculo e no exagero fantasioso, nao tem maturidade em determinados pontos centrais como no rendimento moratorio, ou mesmo no desenvolvimento de personagens e dialogos, nao sendo a componente mais forte do filme
Tambem em produção nao e um filme eficaz, ou seja por vezes demasiado rudimentar para os tempos que correm, e um filme de obvia segunda linha, mesmo que arrisca em sequencias mais variadas e mais ritmadas nao e um espanto neste particular.
O cast de vozes liderados por dois actores de comedia estao bem conjugados com o principio base do filme, mesmo sem se difrenciarem e um bom promenor, principalmente a escolha de Faris, muito particular em termos vocais.

O melhor - O risco da historia

O pior -Chuva de almondegas, nao e facil de digerir

Avaliação - C+

1 comment:

paula maria said...

(é um bocadinho a autora da moda é, e eu nem gosto assim muito muito dos livros dela, mas como se fala tanto... decidi ponderar!)